Monitorando os efeitos das ações de Bancos Centrais no risco cambial

Contexto
Desde a crise da dívida na América Latina nos anos 1980 até a crise do início dos anos 2000 na Ásia, Rússia e Argentina, o aumento da taxa de juros nos EUA tem tido repercussões globais nas últimas décadas.

No ambiente atual de baixas taxas de juros, e com o fim do programa de compra de ativos do Federal Reserve em outubro, a especulação do mercado tem sido incessante sobre quando o Fed irá elevar as taxas e qual o impacto que o aumento das taxas irá ter sobre os mercados – tanto em países desenvolvidos quanto em mercados emergentes.

Mas o Fed não é o único banco central que pode afetar os mercados com suas ações. Os bancos centrais em todo o mundo estão engajados em afrouxamento monetário e mudanças de taxa de juros, os quais têm um impacto sobre os mercados mais amplos.

Em um webinar recente, “Tracking Effects on FX Risk from Central Banks Actions”, Amir Tal, especialista no mercado de câmbio da Bloomberg, ofereceu a sua perspectiva sobre como analisar os movimentos iminentes e esporádicos dos bancos centrais, particularmente como uma abordagem múltipla pode ajudar.

Uma abundância de dados cria desafios

Informação é poder, mas quando se trata de mercados, o fluxo constante de dados e notícias pode fazer com que seja mais difícil para traders de FX identificar oportunidades diante de tanta informação. Em um período de dois dias no final de abril, oito bancos centrais tomaram decisões de taxa, exemplificando a quantidade de notícias que movem mercados que são publicadas.

“Há tantos dados e notícias lá fora que às vezes é difícil de concentrar no que é mais importante e relevante”, diz Tal. E mesmo que o fluxo de dados possa ser controlado ao olhar para as tendências a longo prazo, notícias intradiárias são igualmente importantes.

Por exemplo, em janeiro, o banco central Suíço tentou remover um limite no valor do franco suíço em relação ao euro e diminuir as taxas de juros para abaixo de zero. Até o início de abril, entidades públicas na Suíça ainda estavam recebendo uma taxa de juros positiva em seus depósitos, mas tudo isso mudou em 22 de Abril, e a reação dos mercados foi rápida. A taxa de câmbio do dólar em relação ao franco suíço subiu 2% intradiária, ressaltando a necessidade de seguir os movimentos dos bancos centrais ao longo do dia.

Adote uma abordagem distinta para rastrear informações

Para acompanhar e avaliar não apenas os dados econômicos com um calendário conhecido, mas também com ações inesperadas e comunicações de bancos centrais, Tal sugere que os profissionais de FX adotem uma abordagem distinta. Embora seja importante seguir manchetes dos bancos centrais, é também necessário acompanhar os porta-vozes dos bancos centrais e como o mercado reage ao que eles fazem e dizem.

Uma das maneiras mais eficazes para analisar dados econômicos e movimentos dos bancos centrais é incluir o desvio padrão em sua análise, diz Tal. Você pode configurar alertas baseados em desvio padrão, e quando o número for superior a um, dois ou três desvios-padrão, isso significa uma surpresa, e uma surpresa significa uma reação do mercado.

Outra maneira é usar uma análise avançada de cenários e stress test para avaliar como suas negociações ou carteiras serão afetadas por tais surpresas com base em dados históricos.

Agende uma demo.