Montanha-russa do real complica a tomada de decisão, diz CFO da Gol

Por Fabiola Moura.

O real e o rublo russo disputam entre si o título de moeda mais volátil entre os mercados emergentes. E a montanha-russa da moeda está impedindo a Gol de fornecer mais detalhes sobre seu plano para sair de uma crise que tem seu trade de títulos em níveis problemáticos, de acordo com o diretor financeiro da empresa Edmar Prado Lopes Neto:

“A situação de extrema volatilidade fere toda a nossa tomada de decisão”, disse Lopes em uma entrevista, em 14 de abril.

Pressionado de um lado pelo aumento dos custos denominados em dólares, que representam cerca de 60%do total da companhia aérea, e, por outro lado pela forte queda na demanda por conta de uma economia em recessão, a Gol tem que se redimensionar para encaixar-se na nova realidade do Brasil, disse Lopes.

Mas, sem alguma estabilidade no mercado cambial, Lopes diz que é difícil fazer previsões para curto e médio prazo. A Gol não tem sido capaz de fornecer projeções para o dólar este ano, com as oscilações cambiais agravadas pela crise política e econômica.

“Três ou quatro anos atrás, os profissionais de relações com investidores foram questionados sobre a empresa e seus fundamentos”, ele disse. “Agora, o investidor quer saber o que vai acontecer após o impeachment, onde o dólar estará, esse tipo de coisa , porque a economia macro afeta os fundamentos da empresa.”

A volatilidade do câmbio é um incômodo para Gol na hora de definir o preço de seus bilhetes de avião, já que eles são disponibilizados aos consumidores com cerca de 330 dias de antecedência, disse ele. As oscilações do dólar também tornam mais difícil de antecipar os termos de uma proposta para os detentores de dívidas neste momento, disse Lopes.
 

04

 
A turbulência deve continuar até que o Senado vote sobre o impeachment, e só vai desaparecer quando o destino da presidente Dilma Rousseff for definido, disse Lopes. Quem está no poder deve nomear uma equipe econômica credível com uma nova agenda, disse Lopes.

Como parte dos esforços da Gol para reduzir seu tamanho, a empresa contratou a Skyworks Capital para ajudar a negociar com os locadores a devolução de 25 aviões fora de sua frota de 142 aeronaves até o final de 2016. Ela também contratou a PJT Partners para ajudá-la a renegociar a sua dívida em dólares norte-americanos.

Agende uma demo.