MRV vê oportunidades na crise com forte demanda e redução custos

Notícia exclusiva por Christiana Sciaudone e Denyse Godoy.

A demanda por imóveis continua aquecida na faixa de baixa renda em que a MRV Engenharia e Participações SA atua, disse Eduardo Fischer Teixeira de Souza, co-presidente da empresa.

“O Brasil ainda tem uma demanda muito grande por imóveis”, disse Fischer em entrevista nesta quarta-feira no escritório da Bloomberg em São Paulo.

Embora a demanda continue acima da oferta, principalmente no “pé da pirâmide”, parte dessa demanda não é aproveitada pelo endurecimento da concessão de crédito, disse ele, que ocupa o cargo de diretor-presidente da região 2 na empresa.

As vendas contratadas da construtora caíram 5,6 por cento no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo comunicado ao mercado de 16 de julho. Os resultados completos do período serão divulgados em 14 de agosto.

A construtora vê oportunidades de redução de custos, principalmente na compra de materiais, disse Fischer, citando os setores de aço e equipamentos. Os descontos ficam entre 5% e 10%, segundo ele.

As maiores preocupações da empresa são o aumento do desemprego e a instabilidade política.

“Estamos num momento macroeconômico muito difícil”, disse. “Se houver uma degradação muito grande do mercado de trabalho, seremos afetados.”

A taxa de desemprego está subindo todos os meses neste ano, passando de 5,3% em janeiro para 6,9% em junho, segundo o IBGE.

Cidades como Macaé e Caxias do Sul, no Rio de Janeiro, já foram bastante afetadas pelo aumento do desemprego, com a crise no setor de petróleo, disse Fischer, mencionando a Operação Lava Jato e suas repercussões.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.