Musk quer diminuir trânsito com “ônibus” sem motorista

Por Marie Mawad.

O CEO da Tesla, Elon Musk, está trabalhando em um veículo que dispensa motorista e que, segundo ele, poderia substituir o ônibus e outras formas de transporte público para reduzir o trânsito nas cidades. Mas ele está mantendo o projeto em segredo.

“Temos uma ideia de criar algo que não é exatamente um ônibus, mas que resolveria o problema de densidade na região central das cidades”, disse Musk, na quinta-feira, durante uma conferência de transporte na Noruega. “Os veículos autônomos são a chave”, ele afirmou sobre o projeto, recusando-se a divulgar mais. “Não quero falar muito sobre isso. Preciso ser cuidadoso com o que digo”.

A Tesla Motors, de Musk, revolucionou o setor de transporte com carros elétricos mais inteligentes e repletos de software. Neste mês, a empresa recebeu 400.000 pré-encomendas para o Modelo 3, de preço mais acessível e voltado para o mercado de massa. Paralelamente, o bilionário está explorando o Hyperloop para transportar pessoas entre cidades em cápsulas fechadas que correm dentro de tubos. Além disso, sua empresa aeroespacial, Space Exploration Technologies, trabalha para um dia enviar seres humanos a Marte.

“Estou muito de acordo com resolver o problema do transporte urbano de alta densidade”, disse Musk. “Há um novo tipo de carro ou veículo que seria ótimo para isso e que, na verdade, vai levar as pessoas até seu destino final, não só até o ponto de ônibus”.

Musk já citou anteriormente a construção de túneis para carros como solução para os congestionamentos. “Engarrafamento é algo que destrói a alma”, ele disse em maio do ano passado, em entrevista à Bloomberg Television. Sua resposta em agosto a uma pergunta sobre o compartilhamento de carros gerou especulações de que a Tesla começaria seu próprio serviço com veículos elétricos.

Musk não é o único bilionário investindo no futuro do transporte público: Warren Buffett tem apoiado iniciativas para implementar ônibus completamente elétricos em cidades como Seattle.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.