Na Semana da Mulher, Bloomberg promove debate sobre o empoderamento feminino

Por Geraldo Coelho, diretor comercial da Bloomberg América do Sul, e membro da comissão do escritório de São Paulo.

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Na semana em que se comemora o dia Internacional da Mulher, a Comunidade de Mulheres da Bloomberg em parceria com Think Eva e Genna Davis Institute on Gender in Midia promoveram o evento A Mulher e a Mídia no escritório de São Paulo.

O evento discutiu os atributos e características femininas representados na publicidade e no cinema, a criação de novas narrativas e personagens feministas, além dos desafios que as mulheres enfrentam frente às câmeras e nos bastidores.

Deborah Calla, membro do Conselho Consultivo do Geena Davis Institute on Gender in Media produtora e roteirista, abriu o debate: “o feminismo e o gênero da mídia são assuntos atuais, as causas têm atingido resultados políticos, econômicos e sociais, os quais precisamos perseverar”.

Anna Muylaert, diretora e roteirista, relatou que a indústria cinematográfica ainda dificulta o acesso para as mulheres: “já ganhei prêmio por um trabalho, e alguns colegas homens, enviaram os agradecimentos em meu nome, por acharem que uma mulher não estaria apta a receber a premiação. É necessário que nos tornemos protagonistas dos trabalhos e também dos reconhecimentos”.

Juliana Vicente, diretora, produtora e fundadora do Preta Portê Filmes, finalizou o painel dizendo: “o racismo é muito forte no audiovisual e, sendo mulher, a discriminação só aumenta. Por isso, reunimos as minorias em nossas produções e focamos o trabalho na diversidade”.

Segundo um estudo do Instituto, que reúne dados entre 2002-2012, a representatividade do público feminino como roteirista era composta por apenas 26%. Hoje, com o crescimento do tema, o cenário mudou, e as mulheres têm ocupado cada vez mais um lugar de destaque. “Muitas mulheres não entendem que sofrem a diferença somente por serem mulheres. Para isso, criamos alternativas para lutas contra os estereótipos e clichês, de forma que questionem os padrões pré-estabelecidos e se estabeleça a igualdade de gênero”. Concluiu, Maira Linguori, co-fundadora da Think Eva, jornalista e publicitária.

A Bloomberg Brasil sente-se honrada em sediar este evento, pois acreditamos que diversidade e inclusão são essenciais para o sucesso do negócio. Nosso chairman, Peter Grauer, é o presidente fundador do “30% Club”, iniciativa dedicada a melhorar o equilíbrio de gênero em todos os níveis da organização. A filosofia da BLP entende que a ampliação da diversidade aprimora o discurso, proporciona melhores resultados e, consequentemente, resulta no melhor desempenho dos negócios.

Veja a gravação completa do evento abaixo

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