Nações do BRICS querem sistema multilateral da OMC fortalecido

Por Ana Monteiro.

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul querem um sistema de comércio multilateral baseado em regras na Organização Mundial do Comércio para ser o centro do comércio global, já que o maior membro do bloco dos BRICS (a China) enfrenta bilhões de dólares em tarifas adicionais dos EUA.

“Reconhecemos que o sistema multilateral de comércio está enfrentando desafios sem precedentes”, disseram os países do BRICS nesta quinta-feira, em uma declaração elaborada em sua 10ª cúpula anual, realizada em Johanesburgo. “Pedimos a todos os membros da OMC que cumpram as regras da organização e honrem seus compromissos no sistema multilateral de comércio”.

A intensificação das tensões comerciais ameaça impedir uma recuperação global que já está perdendo força, em meio a um crescimento mais fraco do que o esperado na Europa e no Japão, já que os mercados financeiros parecem complacentes com os crescentes riscos, alertou o Fundo Monetário Internacional em 16 de julho.

Os EUA e a China entraram em confronto em uma reunião da OMC nesta quinta-feira, com Washington exigindo reformas para tornar a economia chinesa mais responsiva às forças do mercado. Os EUA preparam taxas sobre outros US$ 200 bilhões de bens chineses e o presidente Donald Trump disse que está “pronto para seguir” com tarifas de até US$ 500 bilhões, aproximadamente o valor de todas as exportações anuais da China para os EUA.

Trump disse neste mês que a OMC trata injustamente os EUA, respondendo a perguntas sobre relatórios em que ele disse considerar retirar os EUA da entidade. O governo americano ganha a maioria dos casos que inicia com a organização.

Os países do BRICS concordaram em fortalecer sua cooperação em energia e querem que os países implementem plenamente o Acordo de Paris sobre mudança climática.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.