Não há descanso para traders de moedas emergentes

Por Katherine Greifeld, Ben Bartenstein e Aline Oyamada.

Operadores de moedas de mercados emergentes estão se mantendo concentrados mesmo que suas contrapartes que lidam com moedas de países desenvolvidos possam estar lutando para ficarem acordadas durante a calmaria do verão do Hemisfério Norte.

Volatilidade implícita em moedas de mercados emergentes subiu e está perto de seu nível mais alto em mais de um ano, de acordo com indicador do JPMorgan Chase com base em opções futuras de três meses at-the-money. Ao mesmo tempo, uma medida semelhante de volatilidade para as principais moedas de nações desenvolvidas permanece mais do que um ponto percentual abaixo de sua média de cinco anos. Com isso, este mês trouxe a maior divergência entre as duas medidas desde 2011.

Moedas de um grupo de sete países permaneceram relativamente inertes com os bancos centrais da Europa ao Japão persistindo com política monetária acomodatícias, mas os mercados emergentes foram abalados nos últimos meses em meio a uma convergência de preocupações geopolíticas globais e ameaças específicas de cada país. A eclosão de uma guerra comercial entre os EUA e a China prejudicou o apetite ao risco, abalando os investidores que ingressaram nos ativos do país nos últimos anos em busca de rendimento. E o recente fortalecimento generalizado do dólar americano também apresenta riscos para alguns mercados em desenvolvimento.

“Para EM, tem sido uma história de movimentos rotativos, mas bastante agressivos”, disse Alejandro Cuadrado, o chefe global de câmbio do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, em Nova York.

’Maremoto’

A lira turca sofreu nova pressão na semana passada com o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçando impor “grandes sanções” sobre o país e com o banco central em Ancara chocando os investidores ao manter inalterada sua taxa básica de juros. O peso da Argentina continua sendo a principal moeda com o pior desempenho do ano, depois que o país obteve uma linha de crédito de US$ 50 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI), quando a economia do país vacilou.
Mesmo o yuan da China, uma moeda vista como administrada, registrou um aumento nas oscilações esperadas de níveis. Os comerciantes buscam saber se uma guerra comercial cada vez mais áspera levará o banco central do país a permitir que a moeda continue a se depreciar, depois de ter atingido neste mês o nível mais baixo em mais de um ano.

O aumento resultante na turbulência pode parecer particularmente agudo, dada a deprimida volatilidade observada no início do ano, de acordo com Lisa Chua, gerente de recursos na Man GLG em Nova York.

“O mercado ficou excessivamente acostumado a um período de volatilidade anormalmente baixa, reforçado pelo programa de flexibilização quantitativa globalmente”, disse Chua. “Mesmo uma pequena ondulação pode potencialmente parecer um maremoto para aqueles que se acomodaram com águas paradas.”

O índice JPMorgan de volatilidade cambial de mercados emergentes caiu para 7,45% em janeiro. Ele subiu para 10,14 este mês, o maior desde fevereiro de 2017 e ligeiramente acima da média de cinco anos de cerca de 9,36. Em contraste, a medida do JPMorgan para as moedas do G-7 caiu para 6,98% no início de julho.

Dores de Cabeça do Fed

Aumento constante da taxa básica pelo Fed também está fazendo com que os mercados emergentes sintam a crise. Moedas em queda e temores de mais fuga de capitais no mês passado levaram os bancos centrais da Indonésia e da Índia a pedirem que o Fed ficasse atento sobre como um maior aperto poderia afetar os mercados globais.

Os pedidos parecem ter encontrado ouvidos surdos. O presidente do Fed, Jerome Powell, aumentou as taxas no final do mês, e ele disse que o banco central continuará a gradualmente aumentar as taxas de juros “por enquanto.”

A trajetória de aperto do Fed ajudou a elevar os custos dos empréstimos neste ano, com o rendimento das Notes do Tesouro de dois anos subindo em torno de 79 pontos base desde dezembro, para 2,67% na sexta-feira. A taxa de 10 anos subiu cerca de 55 pontos base durante o mesmo período.

“Enquanto muitos investidores de mercados emergentes ainda querem ficar por lá, parece-me que um movimento de 10 pontos base nos EUA rende muito mais para o EM agora do que nos mercados do G-10” disse Kit Juckes, estrategista do Société Générale em Londres.

Volatilidade reduzida

Enquanto isso, a política monetária extraordinariamente flexível em outras grandes economias continua a extinguir a volatilidade em suas respectivas moedas, disse Juckes. O presidente do BCE, Mario Draghi, reiterou na semana passada a sua intenção de manter inalterada a taxa de depósito do BCE até o verão de 2019.
“O BCE não está fazendo nada até o próximo verão e estamos tendo discussões profundas e sem sentido sobre qual mês daqui a um ano eles poderiam começar”, disse Juckes. “Essa âncora sobre a volatilidade acabou de chegar, e essa é a mesma história que tivemos por cerca de 12 meses.”

E enquanto circulam rumores de que o Banco do Japão está considerando ajustar seu programa de controle de curva de juros, a volatilidade implícita de uma semana no par dólar-iene antes do anúncio da política do BOJ em 31 de julho ainda está abaixo das máximas do ano.

Potencial de contágio

O fato de as reviravoltas geopolíticas ainda não terem se traduzido em turbulência nas moedas dos mercados desenvolvidos não significa que o ambiente atual persistirá para sempre, adverte Chase Muller, que supervisiona cerca de US$ 700 milhões na One River Asset Management. Embora o momento possa tornar mais difícil encontrar negócios atraentes, provavelmente não é o melhor momento para se tirar férias, disse.

“Eu me sentiria desconfortável por estar longe da mesa por um tempo”, acrescentou Muller. “Parece que as moedas estão se tornando mais interessantes, e o fato de que a recente volatilidade na EM não ter se espalhado para as moedas de países desenvolvidos não significa que não será a qualquer momento.”

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.