Nicarágua fixa US$ 50 bilhões em plano de canal enquanto contratempos acumulam

Por Michael McDonald.

Manuel Coronel Kautz não é um homem que é facilmente dissuadido. Coisa boa. Como chefe da Autoridade do Canal da Nicarágua, viu o projeto chinês de US$ 50 bilhões sofrer revés após revés. O mais recente: 12 meses de atraso na construção de um porto chave a medida que turbulência financeira na China aprofunda especulações de que o financiamento não virá.

“O ceticismo sobre o canal irá desaparecer quando as coisas começarem a acontecer”, disse Kautz. “Vemos tudo de forma tão macro que eu não me preocupo com o mercado de ações. Isso muda todos os dias.”

Três anos depois do presidente Daniel Ortega premiar com o projeto longo de 170 milhas ao Grupo HKND baseada em Hong Kong, estudos topográficos e arqueológicos estão em fase de conclusão, disse Kautz. As autoridades chinesas que viajaram para a Nicarágua no mês passado visitaram a cidade da Costa do Pacífico de Brito, onde a construção agora está programada para começar em dezembro, cerca de um ano de atraso.

A viabilidade do projeto, que seria de 300 milhas (480 quilômetros) a partir do Canal do Panamá, tem sido questionado por especialistas de transporte e engenheiros desde que Ortega anunciou pela primeira vez seus planos e o legislativo do país centro-americano concedeu o contrato sem aceitar ofertas concorrentes.

Os defensores dizem que a hidrovia vai atrair navios de maior porte que não vão caber através de um novo conjunto de eclusas do Canal do Panamá – um projeto de US$ 5,3 bilhões, que está quase dois anos atrasado – e fornecer um impulso significativo para a economia de US$ 12 bilhões da Nicarágua.

Em 2015, as autoridades da Nicarágua disseram que o financiamento para o seu canal pode ser assegurado através de uma venda de ações em Hong Kong. Kautz disse que a maior parte do financiamento agora provavelmente vêm de capital privado. Ele disse que o projeto pode ser dividido em várias fases tão pequenas somas de dinheiro pode ser gerado para cada porção.

Os protestos contra o canal continuaram em janeiro, quando manifestantes empurraram para anular a concessão de 50 anos concedida à HKND. Uma pesquisa feita pela Cid Gallup e publicada no jornal Confidencial mostrou que 34 por cento dos inquiridos considerou o canal “pura propaganda.” Residentes céticos dizem que o canal é um plano de Ortega para angariar apoio antes das eleições presidenciais de novembro. Um estudo separado publicado pelo governo disse que 81 por cento dos nicaragüenses apoiam o canal.

“Acho que o canal só existe na cabeça de Ortega”, disse o estudante universitário de 24 anos de idade Yader Sequeira, que vive na cidade de El Tule perto da rota de canal. “Absolutamente nada está acontecendo.”

“As coisas estão sendo preparadas para começar no final deste ano, começando com o porto na costa do Pacífico “, disse ele. “As coisas estão indo para frente. “

 

Agende uma demo.