No mundo da tecnologia financeira, a IA levanta questões, aumenta a eficiência e incentiva a engenhosidade

Artigo escrito com base nas discussões do último evento Bloomberg Women in Fintech. Para saber mais sobre esta série, envie um e-mail para wif@bloomberg.net.

Embora a IA tenha sido a palavra da moda por algum tempo, a incerteza e as mudanças rápidas decorrentes da pandemia global trouxeram os benefícios e os desafios da tecnologia para o primeiro plano. Dentro da grande variedade de aplicações, diversas áreas de foco são úteis principalmente para as fintechs, tendo em mente como humanos e IA podem trabalhar juntos para fortalecer um ao outro.

As oportunidades da IA para auxiliar em um ambiente de trabalho tumultuado e aumentar a eficiência humana estiveram em discussão no painel mais recente apresentado no evento “Bloomberg Women in Fintech”. Há muitos detalhes a serem considerados com uma tecnologia em constante evolução, principalmente em torno do preconceito e da segurança, mas de acordo com os membros do painel, é essencial que as empresas procurem integrar a IA de forma holística, garantindo que a automação reforce seus negócios e capacite os funcionários a fazer seu trabalho melhor.

Adaptando-se à mudança

Quando implementada com os processos e as necessidades de negócios de uma empresa em mente, a IA pode facilitar diferentes transformações digitais, permitindo tudo, desde antecipar e aderir a novas regulamentações até o uso de tecnologia preditiva para economizar para, e após, a aposentadoria.

Dado o atual ambiente turbulento e sem precedentes, vale a pena considerar como a IA pode ajudar: na integração e adaptação ao trabalho remoto, e na abordagem de outras mudanças que surgirem com esta nova realidade. E muitos destes ajustes, especialmente quando assistidos pela automação, podem ser úteis em longo prazo. À medida que sistemas são examinados e reconsiderados, formas anteriores de trabalho são simplificadas. Processos que não ganhavam interesse ou se moviam lentamente agora são populares e agilizados.

Sana Khan, chefe de Analytics & AI Solutions, para Azure Data & AI na Microsoft, explicou que, nos últimos meses, os casos de uso de IA já existentes nos serviços financeiros foram acelerados. “Alguns dos processos que temos tentado apresentar a clientes há um ano e meio, agora se tornaram prioridades”, afirmou. “O que costumava levar meses, agora é realizado e adaptado em duas ou três semanas”.

Lena McDearmid, COO e cofundadora da Artis Technologies, tem experiência em assessorar clientes sobre sistemas e arquitetura antigos, e a necessidade de atualização para abrir caminho para novas tecnologias. “Há uma necessidade de uma única fonte confiável nestas empresas, especialmente quando se considera conjuntos de dados alternativos e o volume de informações que está sendo analisado”, disse. “A plataforma é fundamental, para poder se beneficiar da automação e da aprendizagem de máquina. As empresas precisam mudar para oferecer suporte à IA, permitir escalabilidade e se adaptar para aproveitar ao máximo seus dados”.

Humanidade do trabalho

Qualquer discussão sobre IA deve incluir o elemento humano: quais tarefas humanas a tecnologia pode substituir e o que requer engenhosidade e pensamento humanos? O atual clima oferece oportunidade para adicionar humanidade aos fluxos de trabalho e interações com clientes, o que a IA pode ajudar a facilitar e personalizar.

“A IA sempre teve um lugar reservado em nossa mesa na Artis”, disse McDearmid. A abordagem da empresa com relação à experiência personalizada do cliente é baseada em seus modelos e estratégia, tudo possível através da IA. “O benefício disto é que não somos forçados a acompanhar de perto nossa infraestrutura e plataforma, então podemos nos concentrar no desenvolvimento de produtos, e levá-lo em uma direção totalmente nova. Queremos alavancar as informações que estamos recebendo de todos os nossos usuários finais e garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas. Ao otimizar a forma como desenvolvemos produtos, complementados por IA, podemos garantir que a experiência seja melhorada para todos os nossos usuários, e não apenas a maioria deles”.

Para Khan, para medir o sucesso na adoção da tecnologia e da eficácia de suas capacidades, é fundamental integrar a IA, em vez de vê-la como algo separado. “A maneira como vejo isto com os clientes é como uma jornada analítica. A forma como medimos sucesso geralmente é pela adoção da solução; não apenas como ela está sendo utilizada internamente, mas também externamente pelos clientes. Também é importante considerar o ciclo de dados: quaisquer informações que chegam por meio de nossos recursos de IA – como aqueles dados foram utilizados para melhorar ainda mais o aplicativo? É muito parecido com a forma como lucros são reinvestidos para apoiar e agregar valor”. Sucesso também depende de fatores externos, como a desaceleração do mercado ou a cultura interna de uma organização, mas é importante considerar como a automação pode se adequar aos objetivos existentes de uma empresa, não como um elemento independente.

Considerando o risco

Há uma série de riscos e desvantagens potenciais a serem considerados ao observar o surgimento da IA e o quão grande é o papel que ela pode desempenhar. Além do risco existencial – frequentemente discutido – para os empregos humanos, existe a possibilidade de preconceitos e erros de programação, bem como os erros imprevistos que vêm com qualquer tecnologia em rápida e constante evolução. Para aqueles que buscam impulsionar a adoção de IA em seus negócios, o ROI incerto pode ser outro desafio, especialmente nos estágios iniciais, ao determinar como a automação pode complementar os processos e estratégias existentes.

Na Bloomberg, como explicou Naz Quadri, chefe global de Data Science and Alternative Data Practice, é importante sempre se planejar para a tecnologia, em vez de temer ou reagir à mesma.

Usando um estudo recente sobre software de reconhecimento facial como um exemplo, e sua tendência a favorecer rostos masculinos brancos, explicou “não foi uma função da modelagem, mas dos dados fornecidos. Como havia mais exemplos de rostos masculinos brancos nos dados, a máquina se tornou muito melhor em reconhecê-los. Esta é uma das muitas razões pelas quais o elemento humano e a diversidade nas equipes que criam e gerenciam IA são tão importantes e devem fazer parte do planejamento no futuro”. Manter estes fatores atenuantes em mente é determinante para o desenvolvimento da IA, garantindo que seja utilizada de forma eficaz e em constante melhoria.

Aplicações mais abrangentes

Há várias tendências e casos de uso de desenvolvimento para IA no cenário de fintech para o futuro, como prognósticos, IA explicável e detecção de fraude, para citar alguns. À medida que a tecnologia e suas aplicações continuam a evoluir, estratégias de negócios podem crescer e ser adaptadas em conjunto.

É importante observar que este é claramente considerado um momento de transição para IA, com a tecnologia mudando de uma esfera especializada para aplicações mais abrangentes e amplamente compreendidas, as quais permitem mais oportunidades. Como Quadri previu, “à medida que você vê as barreiras para entradas e entendimento caírem, seremos capazes de liberar mais capital humano e dar passos maiores na forma como personalizamos e usamos a automação”.

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