Notícias da morte da rádio FM foram muito exageradas

Por Kim Robert McLaughlin.

A Noruega desligará nesta semana sua rede de rádio FM, mas outros países abandonaram planos semelhantes, e o país escandinavo se tornou um farol solitário das transmissões exclusivamente digitais em um mundo que está avançando rapidamente para o streaming de música e podcasts.

A mudança para a transmissão digital de áudio, uma medida inédita no mundo, será acompanhada de perto por outros países europeus, que estão começando a questionar os benefícios de desativar as redes analógicas. O sucesso da iniciativa norueguesa pode ser a última esperança para que entusiastas e comerciantes de eletrônicos reanimem os planos de rádio digital que, em sua maioria, foram interrompidos no restante do mundo.

“A Noruega é uma referência e uma líder em tecnologia”, disse Ford Ennals, CEO da Digital Radio UK, em entrevista por telefone. “No Reino Unido, sem dúvida somos mais cautelosos. Queremos que os ouvintes estejam na liderança. Não queremos obrigar todos a fazer isso.”

Os planos da Noruega de substituir a FM estão vigentes há anos e surgiram com as primeiras transmissões digitais do país, em 1995. Essa tecnologia oferece um som melhor que a FM analógica, é mais fácil de sintonizar e mais acessível para as emissoras porque aproveita melhor o espectro. Mas, de lá para cá, outra tecnologia surgiu: a rádio por internet e o streaming de música de empresas como Spotify e Apple, e Pandora Media nos EUA.

É improvável que essa tendência se inverta. É comum que os automóveis novos estejam equipados com painéis que se conectam à internet e a smartphones através de serviços como Android Auto e Apple Carplay. No último levantamento, o Spotify tinha 40 milhões de usuários pagantes em todo o mundo, e a Apple Music, 20 milhões. Há dezenas de outros serviços — o streaming possibilita que os clientes criem suas próprias listas de música e eles podem pagar para fugir das propagandas. Estações de rádio tradicionais também passaram a fazer transmissões pela internet.

A Noruega está começando a reduzir gradativamente os sinais FM em Bodø, ao norte do Círculo Polar Ártico, e o restante do país seguirá esse caminho ao longo de 2017. A capital, Oslo, será afetada no dia 20 de setembro, embora muitas estações de rádio locais terão autorização para continuar transmitindo na sintonia FM nos próximos cinco anos.

Para um país escassamente povoado como este, manter a FM não é uma opção, disse Ole Jørgen Torvmark, CEO da Digital Radio Norway. Na Noruega, 74 por cento da população tem um ou mais rádios DAB (radiodifusão sonora digital), disse ele.

“Um pré-requisito para investir em uma nova rede digital e em novos canais era o fechamento da rede FM”, disse Torvmark. “Não estaríamos aqui hoje com uma rede e com canais se não tivéssemos um prazo para o fechamento.”

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.