Novo iPhone terá câmera dupla, botão de início remodelado:Fontes

Por Mark Gurman.

A Apple está preparando o lançamento dos sucessores do iPhone 6S e do iPhone 6S Plus para o mês que vem. Os aparelhos terão capacidade fotográfica mais avançada e hardware atualizado, com um design semelhante ao dos modelos do ano passado, segundo pessoas informadas sobre o assunto.

Os recursos mais destacados serão um sistema de câmera dupla no iPhone maior, um botão de início reformulado que responde à pressão com uma sensação vibratória, e não com um clique físico real, e a remoção do plug do fone de ouvido dos aparelhos, disseram as pessoas, que não quiseram se identificar por discutirem recursos que não foram anunciados. A Apple preferiu não comentar o assunto.

Apesar de a demanda pelo iPhone ter diminuído nos últimos trimestres, em parte devido ao intervalo entre os lançamentos de produtos, o aparelho continua sendo a principal fonte de receita da Apple. Os novos modelos serão fundamentais para o trimestre que abarca as festas de fim de ano e a Apple conta com os celulares para estimular as vendas antes da esperada reformulação do iPhone em 2017, no 10º aniversário do aparelho.

Com um distanciamento em relação ao ciclo de reformulação normal do iPhone, de dois anos, os modelos deste ano terão aparência similar ao 6 e ao 6S, disseram as pessoas, que acrescentaram que, mesmo assim, haverá mudanças notáveis. Os novos iPhones manterão os mesmos tamanhos de telas de seus antecessores, de 4,7 e 5,5 polegadas, o primeiro lançado em setembro de 2014. A Apple removerá as duas linhas de antena mais internas que atravessam a parte traseira dos iPhones atuais, acrescentaram as pessoas.

Fotos mais nítidas

As câmeras duplas do novo iPhone maior produzirão fotos mais brilhantes e detalhadas, segundo uma pessoa que usou uma versão protótipo do aparelho que está perto de ser lançado. Ambos os sensores, que capturam cores de forma diferente, tiram fotos simultaneamente e, a partir delas, o aparelho produz uma única fotografia combinada, disse a pessoa.

O sistema duplo deixa as fotos tiradas em ambientes com pouca iluminação mais nítidas, disse a pessoa. A combinação das fotos tiradas pelos sensores das duas câmeras também permite que os usuários utilizem o zoom mantendo mais claridade, acrescentou a pessoa. A versão menor dos novos telefones não terá lentes duplas, disse Ming-Chi Kuo, analista da KGI Securities, no início deste ano.

Botão de início

A Apple planeja um botão de início atualizado para os novos modelos. Os botões de início atuais são interruptores que entram fisicamente no telefone, mas os novos modelos terão um botão sensível à pressão que emprega a chamada resposta tátil, segundo as pessoas informadas sobre o assunto. Esse mecanismo é semelhante ao dos trackpads da linha mais recente do MacBook. O site de notícias 9to5Mac publicou anteriormente a informação sobre o design do botão de início.

Nos novos iPhones, serão removidas a entrada do fone de ouvido, dando lugar à conectividade por meio de Bluetooth, e a porta de carregamento. Isso abrirá espaço para um segundo alto-falante, disseram as pessoas. A Apple começou a permitir que as fabricantes produzissem fones capazes de se conectarem por meio da porta do carregador do iPhone em 2014, mesmo ano em que a empresa adquiriu a fabricante de fones Beats Electronics. O site Macotakara publicou anteriormente a informação sobre a retirada da entrada do fone de ouvido.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.