Por Dina Bass.
A Microsoft está reiniciando sua estratégia de vender software para carros com um novo pacote de programas e serviços em uma tentativa de fazer frente a rivais como Google e Apple, que estão avançando em tecnologia automotiva.
“Não estamos entrando em carros autônomos diretamente, mas podemos ser um elemento importante deles fornecendo a plataforma”, disse Peggy Johnson, diretora de desenvolvimento de negócios da Microsoft, em uma entrevista.
A aliança Renault-Nissan assinou um acordo em setembro com a Microsoft para desenvolver uma tecnologia automotiva. As empresas disseram na quinta-feira que a Renault-Nissan será o primeiro cliente da Plataforma de Veículo Conectado da Microsoft, que proporciona uma série de serviços compatíveis com o serviço de nuvem Azure da gigante de software. Disponível como amostra no fim deste ano, o sistema irá coletar dados de sensores e de uso e ajudar montadoras a desenvolverem serviços que usam esse tipo de informação em conjunto com produtos da Microsoft como Cortana, Office e Skype.
Durante a feira de produtos eletrônicos CES, em Las Vegas, o presidente do conselho da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, irá apresentar a assistente digital por comando de voz Cortana, da Microsoft, usada em um carro para tarefas como agendar um reparo depois que o veículo detectar a necessidade de manutenção.
A montadora escolheu a Microsoft por seu alcance global, sua familiaridade com assuntos de compliance enfrentados pelas montadoras e seus planos de tornar o relacionamento mais valioso ao longo do tempo, disse Ogi Redzic, vice-presidente sênior para veículos conectados da Renault-Nissan. “A Microsoft tem uma plataforma de nuvem de alto nível.”
A Nissan não quis informar quantos veículos usarão o software e quando. A montadora planeja que a plataforma esteja disponível em mais de 10 modelos com tecnologia de direção autônoma até 2020, mas nem todos esses modelos usarão a tecnologia Microsoft.
A Microsoft, maior fabricante mundial de software, tenta modernizar suas ofertas para o setor automotivo com base em seu serviço de nuvem Azure, Office produtividade e Cortana. É uma grande mudança em relação à estratégia anterior, na qual as montadoras instalavam uma versão do sistema operacional Windows para disponibilizar aplicativos de entretenimento nos carros e sistemas de informação.
A mudança ocorre em meio à tentativa das montadoras de transformar seus produtos em dispositivos equipados com tecnologia e conectados, em vez de apenas veículos movidos a gasolina, ao mesmo tempo em que se preparam para um futuro no qual os computadores assumirão a direção em vez dos humanos. Este ano, a CES tem sido marcada pelas parcerias entre gigantes de tecnologia como Google e Amazon.com e montadoras, como BMW e Ford Motor.
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