Análise por Gail Glazerman, analista de ESG da Bloomberg Intelligence. Exibido antes no Terminal Bloomberg.
A exposição corporativa a fatores ambientais, sociais e de governança pode ser muito diferente e uma ponderação igual poderia distorcer a análise ESG, uma deficiência abordada no novo score ESG proprietário da Bloomberg. O setor de petróleo e gás enfrenta um risco financeiro muito maior associado ao meio ambiente, enquanto os fatores sociais são um fator mais importante para o tabaco; levar isso em conta melhora nossa análise.
Nem todas as exposições E, S e G são iguais
Os setores não estão igualmente expostos a questões ambientais, sociais e de governança, e deixar de abordar variações pode causar erros. Um metaestudo da NYU descobriu que “uma estratégia de negócios focada em questões ESG relevantes é sinônimo de… melhores retornos”, enfatizando a importância de se concentrar nas questões certas. Nosso score de ESG avalia a exposição financeira relativa de cada setor a fatores ambientais, sociais e de governança e aplica essas ponderações às pontuações dos pilares E, S e G.
Os scores E&S da Bloomberg refletem o desempenho em questões específicas do setor. A governança é tratada como independente do setor e recebeu o mesmo valor de ponto para todos os setores. Já o score de E e S foi atribuído com base em uma avaliação do momento, da magnitude e da probabilidade de impacto financeiro. Os pontos de cada pilar foram divididos pelo total para derivar os pesos.
Os fatores ambientais dominam nos setores de materiais, imobiliário e energético
Os setores mais expostos a fatores ambientais incluem aço, cimento, embalagens de papel, imóveis e energia, com o meio ambiente respondendo por 45-50% do score ESG combinado. O setor siderúrgico produz mais CO2 do que outras indústrias pesadas e está particularmente exposto ao gerenciamento de energia e emissões, além de exceder os riscos associados a fatores sociais, como saúde e segurança ocupacional e cadeia de fornecimento social. A descarbonização do setor siderúrgico exigirá bilhões de dólares em investimentos. Em 2020, a ArcelorMittal estimou que a implantação inteligente de carbono e a redução direta do minério de ferro custariam mais de 45 bilhões de euros. Com os clientes cada vez mais focados nas emissões em sua cadeia de fornecimento, não abordar isso poderia pesar sobre a receita. As empresas de petróleo e gás enfrentam um risco significativo de transição à medida que alternativas se tornam competitivas, em parte apoiadas por políticas governamentais.
Fatores sociais influenciam os setores de tabaco, saúde, finanças e internet
Entre os 88 grupos de pares setoriais no universo de score de ESG da Bloomberg, os setores de tabaco, varejo selecionado, saúde, finanças e mídia na Internet são os mais expostos a fatores sociais, representando 50-56% do score ESG combinado. mbora o cultivo e o processamento do tabaco afetem o meio ambiente, na avaliação do impacto financeiro da Bloomberg, isso não é nada comparado aos riscos associados ao bem-estar do cliente e ao risco associado à regulamentação governamental.
Refletindo esses fatores, o tabagismo caiu para uma mínima de mais de 55 anos nos EUA e o setor continua enfrentando novas regulamentações para produtos de tabaco aromatizado e vape em todo o mundo.
Privacidade é prioridade para a mídia na Internet
Os fatores sociais são considerados mais relevantes para o setor de mídia na Internet, representando 45% do score ESG combinado em comparação com 27% dos fatores ambientais. Os data centers do setor dependem muito de energia e água para resfriamento. Estes recursos estão ameaçados à medida que as temperaturas aumentam e as secas persistem. Mas em nossa avaliação, isso é ofuscado por fatores sociais, especialmente a necessidade de proteger a privacidade de dados.
Desenvolvimentos envolvendo Meta e TikTok demonstram a importância da privacidade de dados. A UE impôs uma multa recorde de 1,2 bilhão de euros à Meta por violações de privacidade. Em 2022, a Meta estimou que a introdução de funcionalidades de privacidade da Apple poderia gerar uma receita de US$ 10 bilhões no mesmo ano. Montana proibiu os downloads do TikTok e o governo dos EUA considerou uma proibição mais ampla, citando temores sobre o uso indevido de dados dos usuários.