A série dos principais roadshows globais está de volta; os investidores estrangeiros se reúnem para debater as oportunidades e os desafios de investir na China
O roadshow da Bloomberg “The New Silk Road: Expanding Horizons”, que aconteceu no dia 13 de junho de 2023 em Hong Kong, reuniu quase 150 participantes do mercado para debater as novidades na abertura do mercado financeiro chinês, bem como as mudanças nas oportunidades e desafios de investir na China. Este foi o primeiro evento da série em 2023, uma retomada do principal programa de roadshow para investidores offshore da Bloomberg, realizado pela primeira vez em 2012.
Bing Li, chefe da APAC na Bloomberg, disse: “apesar do impacto no mercado nos últimos anos, as portas para o mercado financeiro chinês sempre permaneceram abertas. No entanto, as contínuas incertezas e os desafios geopolíticos aumentaram a complexidade, e os investidores globais estão interessados em entender melhor o mercado financeiro da China e as oportunidades que estão por vir. Agora mais do que nunca, o setor financeiro pode desempenhar um papel importante na busca de áreas de interesse comum entre economias divergentes. O relativo sucesso da integração financeira entre os mercados financeiros globais e o da China pode contribuir para a próxima onda de crescimento nos mercados mundiais e servir como base para uma maior cooperação global.”
Apesar do aumento do acesso ao mercado de títulos por meio de novos canais e do crescimento significativo com a expansão das participações estrangeiras e do aumento das transações nos últimos anos, a participação estrangeira no mercado de títulos chinês ainda tem um espaço considerável para crescimento.
“A abertura financeira da China deve continuar, e o Swap Connect é a iniciativa mais recente para ampliar a atração de investidores. Lançamos vários programas inovadores de Connect para atender aos exigentes fluxos de trabalho dos investidores globais e estamos melhorando os programas graças aos feedbacks deles”, disse o Dr. Xiangqian Lu, gerente geral do departamento de mercado de RMB no sistema de comércio de câmbio da China (CFETS), durante sua fala no evento. “Temos trabalhado com a Bloomberg e outras plataformas de negociações internacionais para melhorar nossa infraestrutura e sistemas de negociação, trazendo uma maior eficiência e preços mais baixos para os investidores. Continuaremos melhorando o mercado financeiro da China, ajudando os investidores globais que estão interessados em contar com uma maior variedade de oportunidades de negócios nos mercados interbancários.”
O Swap Connect é o primeiro link de negociação de derivativos desse tipo a oferecer aos investidores estrangeiros acesso aos mercados de swap de taxas de juros da China, estimulando a participação estrangeira no mercado de títulos chinês. O sistema foi mencionado pelos palestrantes do evento, incluindo representantes do sistema de comércio de câmbio da China (CFETS), da bolsa de valores de Hong Kong (HKEX), do Bank of China, do Industrial and Commercial Bank of China, do Standard Chartered, do Guotai Junan Securities e da Bloomberg.
Mais de 100 participantes responderam a uma pesquisa no evento e citaram o papel do Swap Connect como uma ferramenta adicional para se proteger do risco das taxas de juros onshore como o maior benefício do programa (76%), seguido pelo acesso aos dealers onshore ativos e seus preços em tempo real (11%). Embora os participantes do mercado esperem que o programa seja ainda mais aprimorado, a adesão à OTC Clear (48%), os complexos acordos de compensação e liquidação (41%) e o escopo limitado de instrumentos elegíveis (29%) foram as principais razões que impediram os investidores de participar no momento.
Como uma provedora de soluções de negociação eletrônica para o Swap Connect aprovada pelo Banco Popular da China (PBOC), a Bloomberg lançou uma solução no mês passado para facilitar o comércio de IRS pelos participantes do mercado offshore por meio do Swap Connect, com base na conectividade do sistema com o CFETS.
A Bloomberg fornece uma variedade de grandes soluções de negociações em todo o mundo. Também está disponível um conjunto completo de soluções para o mercado de títulos da China e investimentos externos. Para mais informações, acesse RMB<GO> no Terminal Bloomberg.