Recentemente, os bancos têm aumentado o financiamento da cadeia de fornecimento ligada à sustentabilidade.
E há uma boa razão para isso, já que o financiamento tradicional da cadeia de fornecimento já é vantajoso tanto para os fornecedores quanto para os compradores. Os fornecedores não precisam esperar muito para serem pagos, enquanto os compradores podem ficar com o dinheiro em mãos por mais tempo.
Com isso, o financiamento da cadeia de fornecimento ligada à sustentabilidade trouxe benefícios adicionais, pois aumenta a eficiência financeira e pode permitir que tanto fornecedores quanto compradores melhorem sua sustentabilidade.
O funcionamento interno do financiamento da cadeia de fornecimento
Os fornecedores que atendem os requisitos de sustentabilidade para o financiamento da cadeia de fornecimento se qualificam para um financiamento com desconto. Ao mesmo tempo, o comprador incentiva seus fornecedores a se tornarem mais sustentáveis ao oferecer condições de pagamento mais favoráveis do que as dos seus pares menos sustentáveis.
Um ótimo exemplo é a Cummins Inc., uma multinacional líder em tecnologia energética com sede em Columbus, Indiana. No início do ano, o presidente americano Joe Biden visitou a fábrica da Cummins Inc. em Fridley, no estado de Minnesota, que em breve será responsável pela fabricação da tecnologia de hidrogênio limpo da empresa.
A Cummins atualmente utiliza o financiamento tradicional da cadeia de fornecimento (conforme dados da página 50 do relatório 10-K de 31/12/2022 da CMI US). Diz a empresa: “Atualmente, temos programas de financiamento da cadeia de fornecimento com intermediários financeiros, que oferecem a determinados fornecedores a opção de serem pagos por intermediários financeiros antes da data de vencimento da fatura. Quando um fornecedor utiliza o programa e recebe um pagamento antecipado de um intermediário financeiro, recebe a fatura descontada”.
Em 3 de maio de 2023, a Cummins apresentava uma classificação de risco de default de (IG3 */+), a terceira maior nota de investimento, bem como uma forte pontuação de crédito com um score de A2 da Moody’s e A+ da S&P.
O prazo de pagamento médio da Cummins é de 61 dias. Um fornecedor da empresa que participa do seu programa de financiamento da cadeia de fornecimento poderia ser pago muito mais rapidamente se a empresa utilizasse um programa ligado à sustentabilidade.
A Cummins poderia se beneficiar disso para fortalecer sua cadeia de fornecimento sustentável
Atualmente, a Cummins tem a pontuação de 94,1 no percentil do Pilar Ambiental da Bloomberg [a pontuação vai de 0 (pior) a 100 (melhor)], 19,28 no risco ESG da Sustainalytics [0 (melhor) até 100] e 25,81 na pontuação de intensidade de GEE 1+2 — todas boas pontuações. No entanto, alguns dos fornecedores têm espaço para melhorias.