O quarto relatório do TCFD destaca a maior aplicação das recomendações do TCFD

O TCFD também divulgou uma nova orientação para as empresas divulgarem seus planos para uma transição líquida zero em linha com o Acordo de Paris, incluindo a divulgação de sete categorias de métricas intersetoriais, como as emissões de GEE do Escopo 1, 2 e 3

A divulgação do TCFD aumentou mais entre 2019 e 2020 do que nos anos anteriores, 83 das 100 maiores empresas do mundo agora apóiam ou relatam de acordo com as recomendações do TCFD

A Força-Tarefa de Divulgação Financeira Relacionada ao Clima (TCFD na sigla em inglês), criada pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB em inglês), divulgou hoje seu relatório de progresso para 2021. Após revisar mais de 1650 relatórios de empresas, de 69 países de oito setores, o Grupo de Trabalho descobriu que a divulgação em consonância com as recomendações da TCFD acelerou ao longo do último ano e cresceu nove pontos percentuais de 2019 a 2020 em comparação com o crescimento de quatro pontos percentuais de 2018-2019. Pela primeira vez, mais de 50% das empresas examinadas divulgaram seus riscos e oportunidades relacionadas ao clima. Este crescimento foi impulsionado por anúncios oficiais de requisitos de relatórios climáticos alinhados ao TCFD de várias jurisdições, bem como pelo apoio de investidores, definidores de padrões internacionais e reguladores para TCFD. Apesar dos progressos significativos, a divulgação geral permanece insuficiente.

“Quando as empresas divulgam informações claras, consistentes e precisas sobre os riscos que enfrentam com as mudanças climáticas, investidores e líderes empresariais podem tomar decisões financeiras mais informadas e sustentáveis. Isso fortalece nossa economia global, melhora a saúde e ajuda a enfrentar a crise climática”, disse Michael R. Bloomberg, presidente da Força Tarefa e fundador da Bloomberg LP e Bloomberg Philanthropies.  “O Grupo de Trabalho teve um ano excepcional para obter apoio global para a reportagem sobre o risco climático, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. À medida que governos e empresas em todo o mundo trabalham para acelerar a transição para uma economia de energia limpa, eles devem continuar a recorrer às recomendações do TCFD como uma ferramenta crítica em seus esforços.”

Desde o relatório do ano passado, o número de apoiadores do TCFD cresceu em mais de um terço – mais de [1.000] novas organizações agora apoiam as recomendações do TCFD, elevando o total para mais de [2.600] globalmente. Os apoiadores do TCFD agora abrangem 89 países e quase todos os setores da economia, com uma capitalização de mercado combinada de mais de US $ 25,1 trilhões – um aumento de 99% desde o ano passado. À medida que o apoio do setor privado cresceu, governos e organizações em todo o mundo estão se movendo no sentido de exigir divulgações climáticas por meio de legislação e regulamentação. Somente neste ano, entidades oficiais em oito jurisdições referenciaram o TCFD em anúncios para exigir relatórios relacionados ao clima. Organismos de normas internacionais e reguladores também expressaram apoio para alinhar seus esforços com as recomendações do TCFD, incluindo ministros das Finanças do G7 e do G20 e governadores do Banco Central, a Fundação IFRS e a Comissão Europeia, entre outros.

“Há um consenso claro e crescente entre investidores e reguladores sobre a importância da divulgação relacionada ao clima e a necessidade de dados padronizados e transparentes para apoiar decisões de alocação de capital. À medida que países e empresas em todo o mundo estabelecem metas líquidas zero, o quadro TCFD está se tornando cada vez mais a base dos padrões e requisitos necessários para projetar a transição para a economia de baixo carbono”, comentou Mary Schapiro, Chefe do TCFD e vice-presidente de Políticas Públicas Globais da Bloomberg LP. “É por isso que hoje também publicamos orientações para ajudar as empresas a divulgar seus planos e avanços para a transição para uma economia de baixo carbono, métricas mais consistentes e, para as empresas financeiras, o quão alinhadas suas carteiras estão com um cenário bem abaixo de 2°C”.

“Divulgações consistentes e comparáveis são fundamentais para permitir uma avaliação de risco precisa. As recomendações do TCFD passaram a ser amplamente apoiadas pelos setores privado e oficial como base para divulgações relacionadas ao clima, e o relatório deste ano mostra um impulso adicional, mas também onde permanecem lacunas de divulgação. À medida que a Fundação IFRS continua a desenvolver um padrão de relatório de sustentabilidade global, trabalhando com uma aliança de definidores de padrões, estou satisfeito por eles poderem aproveitar o forte trabalho do TCFD”, disse o presidente do FSB, Randal K. Quarles.

Reconhecendo que as informações relacionadas ao clima evoluíram desde que o Grupo de Trabalho publicou inicialmente suas recomendações em 2017, o TCFD publicou dois documentos adicionais para apoiar a divulgação útil para a tomada de decisões. Pela primeira vez, a Força-Tarefa lançou atualizações para as orientações de implementação (Anexo) publicadas inicialmente em 2017 com o relatório de Recomendações do TCFD. O Anexo revisado 2021 atualiza elementos específicos da orientação de implementação para todos os setores e orientação complementar para o setor financeiro para determinadas divulgações recomendadas dentro das recomendações de Estratégia e Métricas e Objetivos.

Para ajudar a impulsionar a comparabilidade nos relatórios, a orientação atualizada eleva sete categorias de métricas intersetoriais como particularmente importantes para avaliar o impacto financeiro: Escopo 1, Escopo 2 e Escopo 3 emissões de GEE, métricas sobre transição relacionada ao clima e riscos físicos e oportunidades, desdobramento de capital, preço interno do carbono e remuneração. Também inclui a divulgação dos planos das empresas para a transição para uma economia líquida zero, entre outras atualizações.

O TCFD também publicou Orientações sobre Métricas, Metas e Planos de Transição para apoiar os preparadores das demonstrações financeiras na divulgação de informações úteis para decisões e vincular essas divulgações com estimativas de impactos financeiros. Essas informações ajudarão os usuários a avaliar melhor seus riscos de investimento, empréstimos e subscrição, e relatarão caminhos e progressos em direção à meta de zero. A seção de impactos financeiros descreve como métricas, objetivos e informações de planos de transição relacionadas ao clima fornecem informações úteis para estimar os impactos financeiros das questões relacionadas ao clima.

O relatório completo de progresso de 2021, o anexo atualizado e o documento de orientação estão disponíveis no site da TCFD. O Grupo de Trabalho entregará seu próximo relatório de progresso ao FSB em setembro de 2022.

Para obter mais informações sobre como se tornar um colaborador, visite o site da TCFD. Podem ser encontrados recursos adicionais no Centro de Conhecimento TCFD.

Sobre o Grupo de Trabalho sobre Divulgação Financeira Relacionada ao Clima

Em 4 de dezembro de 2015, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) criou a Força-Tarefa de Divulgação Financeira Relacionada ao Clima (TCFD), presidida por Michael R. Bloomberg. O Grupo de Trabalho conta atualmente com 32 membros. O TCFD foi solicitado a desenvolver divulgações financeiras voluntárias e consistentes relacionadas ao clima para as empresas usarem ao fornecer informações a credores, seguradoras, investidores e outras partes interessadas, que foram publicadas no Relatório de Recomendações da TCFD em 29 de junho de 2017. Mais informações sobre tcfd podem ser encontradas em www.fsb-tcfd.org.

###

Agende uma demo.