O segredo de um CFO bem sucedido: a fusão de RI e tesouraria

A fusão dos dois papéis pode oferecer uma vantagem competitiva à sua empresa?

Sejamos honestos: o dinheiro move tudo. À medida que Wall Street exige um conhecimento mais profundo sobre as finanças de uma empresa e métricas críticas de avaliação, o responsável pelo relacionamento da empresa com analistas e investidores deve ser totalmente inteirado a respeito de todas as questões relacionadas com a posição de caixa e risco da empresa.

Como resultado, algumas organizações começaram a adicionar recentemente uma nova posição que é, essencialmente, um híbrido do papel de RI e o papel de tesouraria. O resultado é um representante da empresa que pode fornecer tanto o conhecimento de um executivo de finanças, quanto a experiência de um diretor de RI.

Top 5 estratégias financeiras para gestores.
Acesse o relatório

Força conjunta

Segundo dados do NIRI, existem quase 90 posições de RI/tesouraria em mais de 20 indústrias, com as industriais/manufatura e tecnologia empregando a maior parte delas.

Profissionais de RI & Tesouraria Como Percentual de Todos os Profissionais de RI, por Indústria
graph

A Selective Insurance Group, empresa holding de seguros de propriedade e acidentes, foi uma das pioneiras. Após ser contratada para fazer a pesquisa e análise de desempenho há 17 anos, Jennifer DiBerardino, vice-presidente sênior de relações com investidores e tesouraria da Seletiva, que tinha um histórico profissional inspirado em Wall Street, foi convidada para liderar um novo grupo de tesouraria da empresa. “Tornou-se uma evolução natural”, diz DiBerardino. “Há muita sinergia entre os dois papéis.”

Marty Ketelaar, um contador público que também participou de um programa de educação executiva de relações com investidores em 2004, foi contratado como vice-presidente de relações com investidores da Quanex Building Products, fabricante de componentes de janelas e portas, em 2012. Ele se tornou tesoureiro e vice-presidente de relações com investidores um ano depois.

“Eu tenho … o direito e a obrigação, como o representante dos acionários, de estar envolvido com todos os aspectos do negócio”, diz Ketelaar. “Assim eu tenho capacidade de responder com precisão qualquer pergunta que um investidor quer fazer.”

Influenciadores de tendências

Foram vários fatores que levaram as organizações a combinar os dois papéis. A economia mundial tornou-se tão interligada que o que acontece em outros lugares afeta a economia dos EUA; como resultado, há uma expectativa de que os diretores de RI tenham um conhecimento financeiro profundo.

A recessão também desempenhou um papel: 84% dos profissionais financeiros dizem que a função de tesouraria é agora um papel mais estratégico na sua organização, de acordo com uma pesquisa da Associação Para Profissionais Financeiros; quase dois terços (69%) acham que é devido a uma maior ênfase na liquidez e gestão de tesouraria.

As vantagens adicionais

Ter um profissional de RI que também está fortemente envolvido no departamento de tesouraria da empresa também pode ajudar a acalmar as preocupações de risco dos acionistas. “’Em uma empresa altamente alavancada – ou apenas alavancada -, é apenas uma das características que agrega mais credibilidade ao profissional de RI “, diz Melissa Plaisance, vice-presidente sênior de finanças e relações com investidores da Safeway, varejista de alimentos e medicamentos.

Plaisance começou sua carreira no setor bancário, foi contratada como diretora de relações com investidores da Safeway, e agora supervisiona tesouraria, RI e desenvolvimento estratégico. Nos próximos cinco a sete anos, o papel combinado vai se transformar em uma função mais abrangente e focada em finanças.

Esta mudança pode oferecer oportunidades de desenvolvimento de carreira e retenção de funcionários. A gestão seria, em teoria, capaz de tomar decisões mais bem informadas sobre os problemas que afetam o modo como a empresa é vista pelos investidores e analistas. Por sua vez, os profissionais de RI/tesouraria poderiam começar a avançar para supervisionar outras funções críticas – incluindo, de acordo com Ketelaar, organizações repassando funções de planejamento corporativo estratégico para a área de RI/tesouraria.

“Isso é muito para só uma pessoa, então eu não sei se, a longo prazo, uma empresa estaria disposta a combinar os três papéis”, diz ele. “Mas eu acho que o profissional de RI e de tesouraria deveriam ter – e muitas vezes já tem – algum papel na estratégia corporativa.”

Artigo publicado originalmente em junho de 2015

Agende uma demo.