O sell-side está aproveitando os benefícios da transformação digital

Artigo escrito por Robert Simek, chefe de precificação em tempo real, e Dan Tsou, chefe de produto ETOMS, na Bloomberg.

Os rápidos avanços tecnológicos nas plataformas de negociação financeira, os requisitos regulatórios e o crescente apetite por ativos financeiros em todo o mundo estão pressionando as empresas de sell-side a investir em suas próprias transformações digitais.

Conforme a tomada de decisões do buy-side se torna mais sofisticada, o sell-side busca manter o ritmo recalibrando seus fluxos de trabalho de negociação ao utilizar tecnologia impulsionada por dados. Os bancos e instituições estão modernizando suas equipes de negociação, pesquisa e operações, entendendo que ignorar as oportunidades oferecidas pela tecnologia é se colocar em uma desvantagem competitiva.

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A oportunidade para a digitalização provavelmente é maior entre os traders de renda fixa, para quem os negócios por telefone e processos manuais ainda desempenham uma grande parte do dia a dia. Com um setor pequeno, mas crescente, e sujeito à digitalização, essa é uma parte da infraestrutura financeira global que mais tem a ganhar com uma transformação impulsionada por dados.

Só há benefícios

Há muitos ganhos possíveis ao aproveitar o valor dos dados que as mesas de operações geram, dentre os quais destacam-se: maior eficiência, melhor uso dos recursos e menores riscos operacionais. Tudo isso ajuda a reduzir os custos operacionais. Ao aplicar ferramentas analíticas baseadas em inteligência artificial em seus dados, as empresas também podem gerar mais valor e renda com as negociações por meio da criação de modelos sofisticados e algoritmos que podem melhorar funções críticas, como a pesquisa de preços.

No seu nível mais básico, a digitalização pode ajudar a economizar tempo e dinheiro automatizando fluxos de trabalho. No front e no back office, as tarefas rotineiras tomam grande parte da atividade cotidiana; elas são indispensáveis, mas trabalhosas. Ao automatizar os fluxos de trabalho, essas tarefas podem ser realizadas sem a operação de funcionários qualificados, que podem usar seu tempo de forma mais eficiente em atividades que exijam pensamento crítico.

As tarefas automatizadas podem ser realizadas mais rapidamente e ainda reduzir os riscos de erros de digitação, tempos de resposta lentos e outros riscos operacionais.

Os dados também podem ser analisados para encontrar padrões, tendências e insights que podem ajudar na tomada de decisões futuramente. Embora certas decisões tradicionalmente tenham sido tomadas heuristicamente pelos gestores, os sistemas automatizados agora também podem fazer as mesmas escolhas com base no histórico e uma riqueza de outros dados que mesmo a mais inteligente das mentes humanas seria incapaz de processar.

Definição de sucesso

Então, como funciona na prática a digitalização em um escritório do sell-side que negocia ativos de renda fixa?

No mundo digitalizado, os dados valem ouro, e as equipes do sell-side estão sentadas em tesouros de informações que podem ser coletadas, analisadas e usadas para melhorar substancialmente suas operações.

No geral, elas coletam enormes conjuntos de informações sobre negociações, preços e demandas das contrapartes durante o trabalho diário de atendimento aos seus clientes do buy-side. Como isto inclui dados estruturados, eles são melhor entendidos e processados pelas próprias tecnologias das empresas. No entanto, um lado menos óbvio e mais difícil de se aproveitar são os valiosos dados contidos nas comunicações por voz entre as contrapartes. É aqui que algumas das inovações mais impressionantes estão acontecendo.

O processamento de linguagem natural (PLN) é uma forma de IA que pode ler chats, mensagens, ouvir gravações ou varrer relatórios e publicações de redes sociais para identificar uma mina de informações. Com isso, as empresas podem coletar dados como as solicitações de cotação (RFQs) dos clientes, suas futuras intenções de negociação ou até mesmo sua opinião pública sobre ações e outros ativos em particular.

Os processos de aprendizado de máquina (ML) podem identificar padrões — e até prever tendências futuras — em uma grande variedade de dados que podem ser usados pelos tomadores de decisões para criar novas estratégias de negócios e pelos traders para orientar sua próxima operação.

Com essas informações e insights — e quando combinados com outros dados de referência e corporativos — as empresas do sell-side podem ter uma visão completa dos seus negócios e começar a fazer mudanças reais em suas operações e estratégias.

Por exemplo: as negociações podem ser configuradas automaticamente, ficando prontas para execução, por sistemas que analisam as várias solicitações de cotação (RFQs) que uma empresa recebe. Em vez de enviar as ordens e esperar que os preços voltem manualmente, as empresas podem implantar sistemas automatizados para realizar essa tarefa. Dessa forma, há uma melhora no fluxo de trabalho, liberando os traders da necessidade de realizar os preparativos demorados pré-negociações, deixando que eles se concentrem nos negócios maiores ou outras atividades que tragam maiores retornos.

Além disso, é possível construir modelos de precificação com análises feitas por IA que permitem que as empresas pesquisem um grande conjunto de preços de ativos para poder oferecer mais negociações aos clientes. E, embora as negociações por telefone certamente continuarão nas operações de alto valor, a digitalização pode acelerar a eficiência da negociação ao disponibilizar aos traders um acesso fácil e confiável aos preços de uma ampla variedade de ativos.

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Servindo melhor o cliente

A tecnologia de dados pode automatizar praticamente qualquer parte das operações de um negócio. Ela está sendo aplicada em todos os setores da economia, mas vem mostrando uma boa adoção nessa dinâmica indústria de serviços financeiros. As empresas que se saem melhor são aquelas que têm a compreensão de que o objetivo final de qualquer transformação é melhorar a experiência e os resultados dos seus clientes.

As organizações financeiras do sell-side estão respondendo dessa forma. Elas estão reagindo em sincronia com a digitalização dos seus clientes do buy-side, criando sistemas e operações para atendê-los. Como resultado, o sell-side está reduzindo seus riscos operacionais, otimizando e tornando seus fluxos de trabalho mais eficientes e econômicos, e aumentando suas receitas.

A Bloomberg oferece um pacote completo de ferramentas que os clientes do sell-side podem utilizar para aumentar a eficiência dos seus fluxos de trabalho. Nossos poderosos modelos de precificação disponibilizam aos traders em todo o mundo preços em tempo real com base em um levantamento de bilhões de dados do mercado. Os produtos de precificação em tempo real da Bloomberg são entregues pelos nossos feeds de dados de mercado https://www.bloomberg.com/professional/product/market-data/. Eles podem ser alimentados em alta velocidade por APIs em uma infinidade de diferentes plataformas de gerenciamento de ordens e negociações, ou usados em conjunto com os sofisticados Sistema de Gerenciamento de Ordens (TOMS) e Sistema de Gerenciamento de Ordens Eletrônicas (ETOMS) da Bloomberg.

O TOMS é integrado ao Bloomberg Terminal, para que os clientes possam usá-lo em conjunto com nossos feeds de notícias e análises de dados para fazer negociações melhor informadas, ao mesmo tempo em que sincroniza as operações nos balcões de front, middle e back-office. O ETOMS tem integração com mais de 40 mercados de negociação globais, oferecendo aos formadores de mercados de crédito e às mesas de gestão de patrimônios privados uma capacidade de negociação eletrônica aprimorada com os produtos de análise e IA da Bloomberg.

Os traders podem enviar ordens para o Criação de Regras (RBLD) para executar negociações por meio da nossa ferramenta de Negociação de Renda Fixa (FIT), e outros mercados de negociação.

Como resultado, os clientes podem integrar outras funcionalidades para atender às suas necessidades específicas.

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