Opep amplia produção em julho apesar de queda na oferta

Por Alex Longley.

A produção de petróleo da Opep aumentou em julho apesar da queda registrada na oferta da Líbia, do Irã e da Arábia Saudita.

A produção do bloco atingiu uma média de 32,32 milhões de barris por dia em julho, 41.000 barris por dia a mais do que em junho, anunciou o grupo em relatório mensal sobre o mercado de petróleo, citando números de fontes secundárias. O aumento da produção no Kuwait, na Nigéria e nos Emirados Árabes Unidos foi mais que suficiente para compensar a queda em outras partes.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fechou acordo em junho para ampliar a produção em 1 milhão de barris por dia, uma tentativa de evitar fortes aumentos nos preços do petróleo que pudessem reduzir a demanda do consumidor. Isso aconteceu depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu que o grupo tomasse providências para evitar aumentos adicionais, mesmo com a iminência das sanções americanas ao Irã, o terceiro maior produtor da Opep. O potencial de escassez de oferta parece ter diminuído por enquanto, informou a Agência Internacional de Energia (AIE) na sexta-feira.

Em comunicações diretas com a Opep, a Arábia Saudita anunciou que sua produção mensal de petróleo caiu 201.000 barris por dia em julho, o que significa que o país extraiu 10.288 milhões de barris por dia no mês passado — menos que os 10.387 milhões de barris informados por fontes secundárias compiladas pela Opep. A pesquisa mensal da Bloomberg sobre a produção de petróleo da Opep colocou a produção de petróleo do país do Oriente Médio em 10,65 milhões de barris por dia no mês passado.

Apesar de a produção da Opep ter aumentado em julho, o grupo também elevou as projeções de oferta de seus rivais para o restante do ano. A expectativa agora é que a produção de fora da Opep seja de 59,62 milhões de barris por dia em 2018, aumento de 2,08 milhões de barris por dia em relação ao ano passado. Esses números se devem principalmente a ajustes na produção na China durante o primeiro semestre do ano.

Ao mesmo tempo, a Opep reduziu a estimativa de crescimento global da demanda por petróleo em 20.000 barris por dia, para 1,64 milhão de barris por dia neste ano. Isso se deve a dados de demanda por petróleo mais fracos do que os esperados na América Latina e no Oriente Médio no segundo trimestre. A organização informou também que é improvável que o atrito comercial entre EUA e China provoque grande impacto sobre o crescimento da demanda global por petróleo, a menos que as divergências acabem indo além desses dois países.

A Opep projeta que a demanda por seu petróleo bruto seja de 32,9 milhões de barris por dia neste ano, cerca de 600.000 barris por dia a menos que em 2017.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.