Operações manuais vs. automatizadas nas etapas do trading

O mundo está mais volátil e se movendo com muita velocidade, pressionando os bancos a investirem cada vez mais em inovação tecnológica para reduzir custos e criar diferenciação competitiva. Fatores como esses contribuem para acelerar a transformação digital nas instituições financeiras.

A digitalização dos processos de negócios envolve também a automação das operações do front office do trading para aumentar a escalabilidade dos negócios com eficiência operacional.

Como acelerar a transformação digital do front office  Acesse o relatório

 

O fato é que muitas instituições financeiras ainda operam com seu front office utilizando processos manuais, seja por falta de uma análise mais criteriosa sobre a transição ou por considerar que os benefícios não compensam o investimento.

Mas quais reais ganhos e diferenças entre a operação manual e automatizada para o front office? Apresentamos abaixo um comparativo entre os dois modelos nas etapas de pré-trading, trading e pós-trading.

Pré-trading

Operação manual

  • Muitas das interações com os clientes são por telefone ou chat
  • A comunicação, no geral, é dispersa e pouco efetiva
  • Dependência de áreas complementares para envio de informações e/ou cotações
  • No geral, o ciclo de vendas é mais longo e reativo
  • Existe um risco maior de ocorrerem erros humanos que podem afetar diretamente a liquidez de operações

Ponto de atenção: Alta dependência de recursos humanos e de meios de comunicação não automatizados reduz agilidade e competitividade dos negócios.

Operação automatizada

  • Comunicação com cliente é feita por sistemas eletrônicos
  • Uso de modelos analíticos para conhecer bem o cliente
  • Processo de vendas mais proativo e criação de estratégias para novos negócios
  • Acesso a dados do mercado em tempo real para tomar decisões mais rapidamente
  • Preços atualizados em tempo real para melhor desenvolvimento de propostas para clientes e fechar negociações com maior agilidade

Pontos de atenção: Tem modelo de dados centralizado para acelerar a tomada de decisão e operar grandes volumes de vendas com maior performance.

Trading

Operação manual

  • Existe uma alta dependência de planilhas de Excel
  • Quando um profissional se desliga, ele leva a inteligência dos processos
  • Operações feitas com diversos sistemas descentralizados
  • No geral, ocorre menor competitividade devido à menor acuracidade no processo de precificação

Ponto de atenção: Uso de muitos sistemas ligados, que nem sempre se comunicam entre si e dificultam a consolidação das informações.

Operação automatizada

  • Comunicação eletrônica e rápida entre toda a operação
  • Integração de fluxos de trabalho para operações com maior eficiência e redução de custos
  • Operação conectada e fornecimento de dados em tempo real do mercado financeiro para precificações rápidas das ordens dos clientes
  • Gerenciamento e execução de ordens com análises integradas em tempo real
  • Mais tempo para focar em negociações mais lucrativas e complexas

Pontos de atenção: Digitalização e integração dos sistemas reduz custos, melhora a produtividade e aumenta a eficiência dos negócios.

Pós-trade

Operação manual

  • Negociações realizadas por voz exigem mais tempo para a boletagem. É recomendado usar um sistema para fazer esse processo
  • A zeragem é feita manualmente, aumentando os riscos operacionais
  • Necessidade de muitos controles para cumprimento dos requisitos de compliance na empresa

Ponto de atenção: Maior probabilidade de erros e exposição a riscos, o que acaba exigindo mais recursos para gerenciar regras e requisitos regulatórios.

Operação automatizada

  • Sistema de gerenciamento de execução de ordens faz a boletagem automaticamente, trazendo ganhos de produtividade
  • Plataformas integradas com outros sistemas, o que permite fazer a zeragem automaticamente
  • Avaliação em tempo real dos riscos de compliance, proporcionando supervisão dos processos com todas as partes envolvidas

Pontos de atenção: Facilidade para estabelecer regras para controles de conformidade em tempo real com as regulamentações e mitigação de risco operacional.

Por que a automação é tão importante?

  • Para fazer mais com menos e aumentar a liquidez por operação
  • Usar dados analíticos para acelerar a tomada de decisão
  • Oferecer o melhor serviço ao cliente
  • Trabalhar com relatórios mais eficientes e assertivos
  • Ter visão holística do gerenciamento de riscos

Benefícios da automação dos processos do front office

  • Ganhos de vantagem competitiva
  • Maior eficiência operacional
  • Escalabilidade para aumentar volume de negócios
  • Redução de custos
  • Aumento da produtividade
  • Consolidação dos sistemas descentralizados
  • Simplificação dos fluxos de trabalho
  • Liberação de sales e traders para que se concentrem em operações mais lucrativas

Soluções da Bloomberg para a automação do front office:

Pré-trading: B-PIPE, DASH

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