Por Hannah Elliott.
A BMW lançou seu lendário M3 em 1986. O quatro portas de US$ 64.000 basicamente criou o segmento “sedã esportivo”, na época uma novidade. Desde então, manteve seu domínio com uma dirigibilidade suprema, potência justa e visual executivo — e foi devidamente adotado pelos profissionais endinheirados como o melhor sedã que se pode conseguir a esse preço.
No ano passado a BMW vendeu cerca de 63.000 veículos “M” no total, um aumento recorde de 40 por cento em relação a 2014. Os modelos M3/M4, normalmente contados juntos, representam a maior parte desse número, afirma a BMW.
Contudo, essa onipresença tem um lado negativo: ele é tão bom que é quase entediante. Ele é como o Rolex moderno dos carros. Aqueles que buscam algo diferente podem ignorá-lo, o que seria um erro.
Entenda por que 31 anos após seu lançamento o sedã esportivo M3 2017 continua relevante — e ganhou seu espaço facilmente.
1. O câmbio manual (ainda) é o padrão. Obrigado, BMW, por continuar sendo uma das poucas fabricantes que (1) fabrica todo tipo de transmissão manual e (2) a oferece como padrão.
2. Novas cores. As pinturas únicas podem ser obtidas apenas com novos modelos de emblemas especiais e são uma das formas mais fáceis de diferenciar seu M3 2017 dos outros mil veículos que estão nas ruas.
3. Alma esportiva em um sedã — com melhora. Se for comprar o BMW M3 2017, você precisa escolher o pacote competição, de US$ 4.750, como parte da aquisição. O carro simplesmente não é o mesmo sem ele — e com ele tudo que você quiser fazer na rua nos fins de semana vira realidade.
4. Todos odeiam vê-lo partir, mas amam vê-lo passar. Não quero ser grosseiro, mas a traseira desse carro é linda. Sempre foi.
5. Turbo sempre ativo. Ainda há muito ressentimento em relação à tecnologia turbo. Os fãs criticam a demora na ativação do turbo e a aceleração morna que enfraquece os homens e prejudica estas máquinas de direção, antes perfeitas. Mas o moderno motor twin turbo 6 cilindros e 3 litros tem mais potência e melhor eficiência (7,22 quilômetros por litro na cidade, 10,2 quilômetros por litro na estrada) do que os modelos anteriores, e sem a tal demora.
6. Opções de luxo. Muitas vezes as fabricantes de carros velozes colocam todos os seus pensamentos e recursos na produção de uma máquina tão leve (e, portanto, rápida e ágil) quanto possível, sacrificando outros fatores no processo — a qualidade do acabamento, a elegância dos materiais, a sutileza do design do assento. Com o M3, esses detalhes de luxo e o desempenho poderoso não são mutuamente excludentes.
7. Apenas a tecnologia essencial. Considere esse carro o modelo a ser seguido dos sedãs esportivos. O excelente sistema iDrive da BMW (controle de áudio e temperatura, Bluetooth e outras funções sem fio) vêm de fábrica em um painel minimalista.
8. Condução agressiva e emocionante. Dirigir o M3 Competition é experimentar a alegria sublime da física — como o espaço e o tempo afetam a matéria (o M3).
9. Velocidade pura. Com uma aceleração de 0 a 96 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 249,4 km/h, o M3 2017 é muito mais rápido que o 911 Carrera (4,4 segundos), menor e mais leve, e, embora por uma diferença menor, mais veloz também que o Porsche Panamera (4 segundos), um carro consideravelmente mais caro.
10. Melhor valor [nos EUA]. O preço de venda sugerido para o novo sedã M3 2017 é de US$ 64.000 (mais tarifas de destino e entrega). Com as opções de tecnologia, conforto e desempenho do carro que eu dirigi, o preço total chegou a pouco mais de US$ 88.000. O valor é consideravelmente menor que o do Porsche Panamera Turbo, de US$ 146.900, e que o do sedã Mercedes-Benz AMG S63, de US$ 144.700, duas opções próximas ao M3 em desempenho e luxo.
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