Outlook para 2024: Internet mundial

As empresas de Internet podem enfrentar pressão devido à redução nos gastos com publicidade de marca e à lenta melhoria nos preços dos anúncios, com qualquer contribuição da IA generativa provavelmente sendo pequena no curto prazo. Entre os grandes incumbentes, a busca da Alphabet pode ser a mais resiliente, enquanto Meta e Snap podem sentir pressão devido às persistentes dificuldades na precificação de anúncios. Marketplaces online como Uber, DoorDash e Airbnb estão em risco de revisões negativas da receita total em meio a uma desaceleração da economia, com taxas de juros mais altas e regulamentações arrastando os múltiplos.

Anúncios digitais e marketplaces têm alavancas de margem limitadas em 2024

A inflação moderada ajudou as margens das empresas de Internet de consumo, mas os riscos crescentes de recessão e o escalonamento do corte de custos em 2024 podem limitar uma maior expansão das margens. O consenso sobre as vendas das plataformas de viagens online e entrega pode ser otimista, enquanto as empresas digitais podem esperar revisões negativas para as estimativas do segundo semestre de 2024 se os gastos com publicidade de marca permanecerem fracos.

A pressão permanece sobre a receita

O crescimento da receita pode continuar um desafio para as empresas de Internet voltadas de consumo, dada sua maior sensibilidade à expansão econômica. A maioria das empresas de anúncios digitais reduziu a contratação para racionalizar os custos, o que pode ajudar nas projeções de LPA e fluxo de caixa livre até o primeiro semestre de 2024. Entre os marketplaces, as expectativas de vendas da Airbnb e da Booking enfrentam comparações mais difíceis e um provável recuo nos gastos do consumidor. Ainda assim, podem ter menos pressão sobre a lucratividade do que empresas como a Lyft e a Instacart, que enfrentam desafios de receita em meio a um crescimento de volume contido.

Marketplaces podem enfrentar revisões negativas nas vendas

Um recuo nos gastos do consumidor também poderia pressionar o consenso para plataformas de viagens online e de entrega, que até o momento têm visto revisões positivas nas vendas. A posição de mercado e os preços para empresas maiores, como Uber, Airbnb, Booking.com e DoorDash, provavelmente foram auxiliados pelo seu crescente porte e vantagens de oferta, embora uma recessão possa resultar em um crescimento de volume contido até 2024, fazendo com que as previsões de receita e LPA pareçam otimistas.

As empresas de anúncios digitais podem ver uma inflexão no próximo ano, especialmente para os gastos com anúncios de resposta direta, enquanto o investimento em anúncios de marca continua um desafio, já que os anunciantes priorizam um maior retorno sobre investimento em uma recessão.

Cortes de custos para compensar os desafios de margem

É possível que as empresas de mídias sociais evitem revisões negativas no Ebitda devido aos cortes de custos fixos e ao potencial de melhoria na segmentação de anúncios em suas plataformas, impulsionada pelo aumento dos dados de primeira parte e pelo uso de modelos de linguagem de grande escala. A redução de custos e as restrições de contratação ajudaram a compensar alguns desafios das margens para grandes empresas de tecnologia, como a Meta e a Alphabet, embora a pressão na receita possa não diminuir até o próximo ano devido aos maiores riscos de uma recessão. A inflação moderada juntamente com uma oferta melhorada de motoristas para plataformas de entrega online e compartilhamento de caronas também pode ajudar a lucratividade a compensar o crescimento das vendas contido.

O consenso é de que as margens da Uber e da DoorDash melhorem até 2024, impulsionadas por ganhos orgânicos de volume e expansão geográfica, o que pode não se materializar em caso de recessão.

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