Para driblar crise, empresas decidem investir fora do Brasil

Por Fabiola Moura Julia Leite, Gerson Freitas Jr. e Rafael Mendes.

As empresas brasileiras descobriram onde investir em meio à crise política e à instabilidade econômica: em qualquer lugar, menos no Brasil.

A fabricante de motores WEG disse que 75 por cento de seus investimentos neste ano serão destinados a operações fora do País. A proporção se compara com 80 por cento do total de investimentos no Brasil há três anos. Nos últimos dois meses, a empresa com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, abriu sua terceira fábrica na China, aumentou a capacidade no México e anunciou a aquisição de uma fabricante de motores elétricos em Indiana, nos EUA.

As crises política e econômica do Brasil são as principais razões da relutância das empresas em investir domesticamente. Em uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas com 670 empresas, 81 por cento dos participantes disseram que o ambiente político era a principal influência negativa sobre as decisões, seguido pelo ambiente macroeconômico, com 71 por cento. A demanda externa foi percebida como a maior influência positiva, com 32 por cento.

Enquanto a receita da empresa de produtos de beleza Natura Cosméticos fora do Brasil aumentou 42 por cento no primeiro trimestre, as vendas domésticas caíram quase 10 por cento. O CEO Roberto Oliveira de Lima atribuiu a culpa à piora do cenário político e à carga tributária.

A Natura, com sede em São Paulo, está se concentrando por enquanto na expansão internacional, disse Lima no mês passado em uma teleconferência com investidores. A empresa está conquistando participação no mercado de outros países latino-americanos e iniciando uma operação online na França, através da qual também poderá vender para clientes em outros países da Europa.

“No Brasil, esse ano vai ser para a gente focar nos processos estruturais, para que, quando o país recuperar seu crescimento, estejamos bem posicionados para competir”, disse ele.

Questão cambial

Uma grande limitação para as empresas que buscam investir fora do país é a queda de 43 por cento do real frente ao dólar nos últimos três anos, incluindo a recuperação de 11 por cento no ano até agora. Isso significa que elas precisam gastar mais para crescer no exterior. Por outro lado, lucram mais quando repatriam a receita externa, obtida em moedas mais fortes.

As empresas brasileiras na realidade estão reduzindo os investimentos em geral. Das companhias consultadas pela FGV, 44 por cento disseram que pretendem investir menos durante os próximos 12 meses, o nível mais baixo de intenção de investimentos desde pelo menos 2012. No primeiro trimestre do ano passado, cerca de 28 por cento disseram que estavam diminuindo os investimentos.

Há sinais, no entanto, de que as perspectivas empresariais podem estar mudando com o novo governo interino. A confiança industrial deu o maior salto neste mês, quando o vice-presidente Michel Temer assumiu temporariamente a presidência, desde que o indicador começou a ser monitorado, em 2010. A alta foi de 36,8 em abril para 41,3 em maio, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.