Para Priceline, realidade virtual é chave de viagens de jovens

Por Gwen Ackerman.

No futuro, quem viajar a Londres, Paris ou Jerusalém poderá planejar tudo facilmente no caminho, evitar a troca de moedas e usar óculos de realidade aumentada para ver como eram as movimentadas ruelas da Cidade Velha 200 anos antes.

Esse é o futuro imaginado pela vice-presidente-executiva de operações de grupo da Priceline, Maelle Gavet, em um mundo no qual as pessoas já não reservarão passagens aéreas com seis meses de antecedência e em que os integrantes do maior mercado em crescimento, o da geração Y, chegarão ao destino apenas com uma vaga noção do que querem fazer.

“A palavra-chave na indústria de viagens, atualmente, é ‘explorar’”, disse Gavet, acrescentando que a Priceline, por meio do Booking.com, lançou um novo produto para smartphones chamado Booking Experiences em julho, em Amsterdã, que ajuda os viajantes a percorrerem parte do caminho para alcançar isso.

O Booking Experiences trabalha com os aplicativos locais para smartphone do Booking.com e envia notificações pop-up aos aparelhos dos viajantes quando eles passam pelas atrações, perguntando se desejam reservar ingresso e evitar as filas. Na semana passada, o Booking Experiences entrou em operação em Paris, Roma, Londres e Dubai. Estão planejados lançamentos em Nova York e Orlando no fim do ano.

“Estamos vendo interesse no produto até o momento. Cada vez mais clientes estão tirando vantagem dele”, informou a empresa, em comunicado enviado por email.

A Priceline trabalha para manter o crescimento da receita reportado nos últimos dois trimestres e para enfrentar desafios, entre os quais a intensificação da presença de atores como o Google no mercado em um momento em que a empresa desempenha um papel cada vez mais relevante na organização das viagens dos jovens.

O grupo etário de 17 a 34 anos deverá gastar mais em serviços de viagens ao longo de 2017 do que qualquer outro, informou a Expedia Media Solutions em uma postagem de blog, em fevereiro. Uma pesquisa da Priceline concluiu que quase metade dos integrantes da geração Y de todo o mundo utiliza headsets digitais para visualizar um destino para o qual planeja viajar.

“A realidade aumentada permitirá que as pessoas viajem a uma cidade e, ao caminharem por ela, recebam informações em seus óculos. E, em algum ponto, ao passarem por um edifício, os óculos poderão mostrar a elas como era a construção 200 anos antes, criando assim uma camada completamente nova de turismo”, disse Gavet.

Softwares de inteligência artificial também estão ajudando o setor de turismo a “oferecer conteúdos relevantes a um usuário específico e a permitir um processo de reserva mais suave”, disse Gavet. Um exemplo disso é a listagem automática de hotéis e passagens aéreas apenas com as ofertas que estão dentro da faixa de preço do usuário.

Com a tecnologia na vanguarda do setor, as startups de viagens captaram US$ 1 bilhão no terceiro trimestre deste ano até 21 de setembro, um salto de 72 por cento em relação aos três meses anteriores, informou uma postagem do blog CB Insights na semana passada. Entre as que estão melhor financiadas estão o Airbnb, que captou US$ 555,5 milhões neste mês, e o site de pesquisa de viagens Skyscanner, uma startup britânica com sede na Escócia.

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