Perspectiva para o peso mexicano preocupa com maiores aumentos de taxas

Por George Lei.

Traders de swaps de taxas mexicanas estão apostando que o posicionamento mais radical do Banco Central pode ser frustrante, e isso poderá apertar a moeda do país, conforme previsto por economistas locais. Os dois lados estão aproximadamente 45 pontos base de distância em suas previsões de elevação do peso, em meio ao aumento do risco político dos EUA.

O Banco Central do México surpreendeu neste ano com dois aumentos de 50 pontos base em resposta a um peso mais fraco, dissociando sua política do Fed norte-americano.

Em 26 de julho o mercado de swaps do peso precificava em mais 70 pontos base de aumentos de taxas até dezembro. Isso significa aproximadamente 20 pontos base a mais que antes do lançamento das minutas de reuniões do Banco Central no dia 14 de julho.

Analistas que cobrem a economia mexicana, consultados pelo Banamex no dia 20 de julho, esperavam que o peso apertasse para 18,5 por dólar até o final do ano, ante 18,67 no dia da realização da pesquisa e 18,79 em 26 de julho. Eles também preveem um único aumento de 25 pontos base em taxas em dezembro.

O peso caiu 2,7% entre 1º de julho e 26 de julho, mesmo depois de o Banco Central aumentar a taxa “overnight” para 4,25% ante 3,75%. Os investidores agora estão mais cautelosos a em relação a intervenção do Banco Central caso o peso caia ou a inflação suba, por conta da desvalorização. Portanto, as consequências de aumentos futuros na taxa acima do que o Fed faz, provavelmente serão precificadas.

Se o peso revisitar sua baixa recorde de uma queda de aproximadamente 19,5% em 24 de junho e as perspectivas de uma vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA aumentarem, os mercados continuarão a precificar um aumento de pelo menos 50 pontos base nas taxas neste ano. Se os analistas estiverem certos sobre a trajetória do peso, um aumento único de 25 pontos base parece muito provável.

BBF-7-27_p1-1

– NOTA: George Lei é um estrategista de câmbio que escreve para a Bloomberg. As observações que ele faz são próprias e não têm intenção de servir como conselho de investimento

Agende uma demo.