Perspectivas econômicas do Brasil

Por Max Queiroz, chefe de desenvolvimento de produto da Bloomberg América Latina.

ANbima-panel-close_4482 Josué Leonel (Bloomberg), Marcelo Carvalho (BNP Paribas), Luiz Fernando Figueiredo (Mauá Sekular Investimentos), Mario Mesquita (Brasil Plural) e Rodrigo Azevedo (Ibiuna Investimentos). Crédito da imagem: Danilo Quadros

Embora as perspectivas de curto prazo para a economia do Brasil pareçam sombrias, os economistas avaliaram que os ajustes atuais são necessários para a recuperação financeira de longo prazo do país. Essa é a conclusão do Comitê Macroeconômico da ANBIMA, (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que realizou a sua primeira reunião aberta na sede da Bloomberg em São Paulo.

O comitê reúne 23 economistas da Associação e discute as tendências do mercado econômico brasileiro e mundial. Na Bloomberg, quatro membros da comissão falaram com clientes e imprensa: Luiz Fernando Figueiredo, CEO da Mauá Sekular Investimentos e ex-diretor do Banco Central; Marcelo Carvalho, economista chefe do BNP Paribas; Rodrigo Azevedo, sócio diretor, CEO e gerente de portfólio de Ibiúna Investimentos; e Mario Mesquita, sócio e diretor de Relações Institucionais do banco Brasil Plural.

O Brasil já está em recessão visto que empresas estão cortando investimentos e o risco de racionamento de energia se aproxima. Os economistas acrescentaram que atender a meta fiscal de 2015 será difícil e que esperam ver uma redução da projeção do PIB do Brasil.

O escândalo de corrupção Lava Jato na Petrobras “é um importante ponto de virada que irá fortalecer as nossas instituições”, disse Figueiredo à Bloomberg. Dito isto, é tudo parte do processo do Brasil para reforçar as suas instituições e que a investigação pode realmente abrir oportunidades para as empresas brasileiras de médio porte e empresas estrangeiras.

Agora, o cenário de 2016 aponta para uma possível recuperação. As medidas fiscais são vistas como necessárias ; e consideram essencial o apoio da Presidente ao Ministro da Fazenda, disseram os membros da comissão ao público de clientes da Bloomberg. Repórteres de várias publicações também participaram do evento, incluindo The Economist, Valor Econômico e Brasil Econômico.

Sobre a Bloomberg

Bloomberg, a líder mundial em notícias e informações, conecta os tomadores de decisões a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. O ponto forte da empresa, entrega de dados, notícias e análises por meio de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão, é o centro do serviço Bloomberg Professional, que fornece informações financeiras em tempo real para aproximadamente 325 mil assinantes no mundo todo.

Agende uma demo.