A PT Pertamina (Persero), maior empresa petróleo e gás da Indonésia, adotou a plataforma de negociação eletrônica de commodities (RFQC) da Bloomberg, para gerenciar suas necessidades de cobertura relacionadas ao petróleo cru e à gasolina.
Com a demanda de combustível impactada pela COVID-19, a Persero tem planos de cortar despesas operacionais em 30% em 2020. A empresa está adotando a RFQC e usando tecnologia escalonável para garantir futuras receitas por meio de um programa de hedge de commodities.
Com todos os registros de negociação disponíveis eletronicamente na Bloomberg, a Persero pode anunciar facilmente os lances vencedores para todos os participantes da licitação, e as contrapartes podem precificar e negociar de forma mais eficiente em um ambiente seguro.
“Dado o difícil ambiente operacional, o gerenciamento proativo dos nossos custos de combustível por meio de hedge nos ajudará a economizar gastos e nos tornará mais eficientes operacionalmente”, disse Fajriyah Usman, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da PT Pertamina (Persero).
“Nossa parceria com a Bloomberg também nos permite gerenciar todo o processo de licitação – desde a análise pré-negociação e execução eletrônica do pedido até as operações pós-negociação – com as nossas contrapartes globais com total transparência. Também foi um desafio implementar este programa de hedge, pois nossos traders trabalhavam em casa, mas a equipe da Bloomberg entregou um sistema de tecnologia robusto e resiliente, permitindo-nos continuar com as nossas operações remotamente.”
Steven Yankelson, chefe da Bloomberg para o Sudeste Asiático acrescentou: “Estamos totalmente empenhados em apoiar a Persero durante este período, à medida que eles continuam a fazer investimentos estratégicos em tecnologia, colocando a empresa em uma posição de crescimento quando as condições de mercado melhorarem”.
A RFQC da Bloomberg é uma solução eletrônica sem comissão para negociação e hedge de commodities. Disponível para assinantes do Terminal Bloomberg, permite que as empresas recebam e registrem preços em tempo real de contrapartes preferenciais, executem e confirmem negociações e integrem os detalhes aos sistemas de gerenciamento de pedidos, de risco e de back office.