Peso fraco, déficit crescente mantem calor nos preços ao consumidor

Por Daniel Kasinski.

O Banco Central colombiano pode precisar mais do que um par de subidas das taxas adicionais para levar a melhor sobre a inflação. O enfraquecimento da moeda e um amplo equilíbrio fiscal provavelmente mantem a pressão ascendente sobre os preços até 2016.

O Banco Central tem visto a inflação mover acima de sua meta de 3 por cento, aumentando 100 pontos base todo o ano. O número de setembro foi 5,35 por cento, o maior em mais de seis anos, puxado principalmente pelo mau tempo que causou pico de preços dos alimentos.
 

graf09a

 
Os decisores políticos elevaram a taxa overnight no dia 30 de outubro em 50 pontos base para 5,25 por cento. Esse valor foi 25 pontos base maior do que o mercado esperava e cerca de 50 pontos base das taxas extras de preços pelos mercados para o primeiro semestre de 2016.

Apesar disso, as expectativas do mercado para a inflação até o final de 2016 continuam a subir. As previsões giravam em torno de 3 por cento no início de 2015, e estão agora com uma média de 3,60 por cento.

Todos os componentes do índice de inflação registram crescimento acima de 4 por cento anualmente e a tendência é que haja novos aumentos. O único componente registrando crescimento de preços abaixo do alvo da BanRep’s é o de roupas.

Os efeitos de um peso fraco parecem estar se alimentando através da expectativa de inflação, apesar do Banco Central se manter altista.

Além disso, o déficit fiscal, provavelmente, vai continuar a crescer no próximo ano, também alimentando a inflação. O governo pretende obter o déficit de volta para 1,8 por cento do PIB em 2018, embora os fracos preços do petróleo e diminuição do aluguel fiscal para o centro faz com que essa meta seja difícil de alcançar.
 

graf09b

 
O Banco Central, portanto, deve encontrar um delicado equilíbrio entre a política monetária para controlar a inflação e o enfraquecimento do crescimento que estão sendo apoiados pelo governo. Se isso acontecer, existe um risco que a conta corrente aumente ainda mais, alimentando um ciclo vicioso de uma economia sofrendo uma desaceleração de crescimento.

Agende uma demo.