Peso mexicano em seis gráficos

Por Ralph Cope.

Tomando um banho
O peso mexicano atingiu o nível mais baixo já registrado em relação ao dólar neste ano, com a queda do preço do petróleo e a venda generalizada no mundo das moedas de mercados emergentes.
 

pag03_A

 
 
A oitava pior moeda do mundo
O peso é a oitava pior entre as principais moedas do mundo até 31 de agosto deste ano, perdendo quase 9,8 por cento em relação ao dólar.
 

pag03_B

 
 
Banco Central aumenta o ritmo de intervenção
O México disse que a queda de 1 por cento no peso iria resultar em vendas extraordinárias do dólar em até 200 milhões de dólares, ante a queda de 1,5 por cento anteriormente. Também quadruplicou as vendas de dólar diárias sem preço mínimo para 200 milhões de dólares.
 

pag03_C

 
 
Picos na volatilidade do mercado
A diferença entre volatilidade implícita e volatilidade realizada sugere que mais turbulências estão a caminho. “O mercado está um tanto em pânico”, disse John Welch, estrategista de macroeconomia da CIBC, no dia 24 de agosto.
 

pag03_D

 
 
Ritmo da economia está diminuindo
Analistas entrevistados pela Bloomberg reduziram sua previsão de crescimento do PIB mexicano para 2,5 por cento, em média. O valor estava, no início de 2015, avaliado em 3,4 por cento.
 

pag03_E

 
 
Cenário futuro incerto
Os analistas, em média, acreditam que o peso vai fechar 2015 em 16,5, desde que exista uma solidificação na posição de 16,7 em 31 de agosto. Para o futuro, implica um enfraquecimento para 16,82.
 

pag03_F
Agende uma demo.