Pesquisa da Bloomberg revela as principais preocupações de risco para o próximo ano

Os riscos de mercado, crédito e liquidez são as principais preocupações das instituições financeiras à medida que 2023 se aproxima, de acordo com uma nova pesquisa global realizada pela Bloomberg. A pesquisa entrevistou mais de 200 executivos seniores de risco durante os eventos da Bloomberg sobre ‘Gerenciamento de riscos em uma nova era de incerteza’, realizados em nove locais em todo o mundo entre setembro e novembro de 2022.

Os resultados revelam que o risco de mercado é a principal preocupação para o próximo ano por 39% dos entrevistados. Isso foi seguido de perto pelo risco de crédito (31%) e pelo risco de liquidez (24%) – duas áreas que ganharam destaque nos últimos 12 meses, impulsionadas por aumentos nas taxas de juros, inflação mais alta, maior volatilidade e aumento dos spreads.

Quando questionados sobre quais indicadores de risco de crédito foram os mais úteis para gerenciar eventos de mercado no último ano, os entrevistados citaram o uso de fatores pontuais, incluindo swaps de inadimplência de crédito (23%) e notícias (14%), que são rápidos em capturar o impacto das mudanças no mercado, mas são ruidosos. Indicadores de risco de crédito mais tradicionais, que usam dados de movimentação mais lenta para produzir medidas de crédito ao longo do ciclo, incluem classificações de crédito (13%) e fundamentos da empresa (11%). Enquanto isso, 13% dos entrevistados confiaram em uma combinação desses indicadores por meio do desenvolvimento de suas próprias pontuações de crédito internas.

“Para gerenciar proativamente o risco de crédito, as empresas precisam de uma estrutura de vigilância em uma ampla gama de fatores, e a tecnologia tem um papel fundamental a desempenhar, especialmente quando se trata de transformar fatores de mercado ruidosos em sinais significativos”, disse Zane Van Dusen, chefe global de Produtos de análise de risco e investimento na Bloomberg. “Os participantes do mercado geralmente estão cientes dos possíveis problemas de crédito antes de qualquer mudança de classificação. Com a tecnologia e os dados certos, os gerentes de risco podem antecipar rebaixamentos e inadimplência de crédito em grande escala.”

A segunda maior preocupação dos entrevistados foi o risco de liquidez. Quando questionados sobre como suas estruturas de gerenciamento de risco de liquidez mudaram, a implementação de análise de cenário adicional (34%) foi a principal atualização. A próxima resposta mais citada foi nenhuma mudança significativa nas estruturas de gerenciamento de risco de liquidez (29%), indicando que as empresas podem estar enfrentando a tempestade e esperando para ver o desempenho de seus sistemas atuais.

“Embora o risco de liquidez tenha sido classificado como a terceira preocupação no momento desta pesquisa, ele rapidamente se tornou uma prioridade maior para os gestores de ativos dos EUA”, disse Van Dusen. “As mudanças propostas na Regra 22e-4 da SEC trouxeram preocupações sobre o risco de liquidez de volta à tona, à medida que as empresas tentam avaliar o impacto no perfil de liquidez de seus fundos. Esperamos que este seja um foco maior ao longo de 2023.”

Os riscos climáticos de longo prazo estão mais baixos na agenda, mas continuam sendo uma preocupação desde que uma pesquisa anterior da Bloomberg foi realizada em maio deste ano, com apenas 5% dos entrevistados dizendo que essa era uma preocupação importante. No entanto, a grande maioria das empresas (90%) está progredindo incorporando o risco climático em suas análises, com apenas 10% dizendo que não tem planos de integração.

A Bloomberg fornece uma série de soluções abrangentes que permitem aos clientes integrar o gerenciamento de risco em todo o ciclo de negociação e investimento. Isso inclui a premiada solução de Avaliação de Liquidez (LQA) da Bloomberg, o Sistema de Risco de Multiativos (MARS) e seu recém-lançado produto de Probabilidade de Inadimplência Implícita no Mercado (MIPD), que avalia quantitativamente o mercado, a liquidez e o risco de crédito com base nas últimas atividade de mercado.

Para ver o resultado completo da pesquisa, clique aqui.

###

Agende uma demo.