Pesquisa da Bloomberg revela que as empresas chinesas estão incorporando ESG às estratégias de investimento

  • Quase dois terços dos entrevistados relataram desafios relacionados a extensão e a qualidade dos dados de ESG descritos pelas empresas
  • Os motivos para valorização do ESG são vistos como multifacetados, incluindo a demanda dos clientes, processos internos de risco e requisitos regulatórios
  • Os principais desafios incluem a vinculação de dados de ESG aos de entidades e instrumentos existentes e o gerenciamento de várias fontes de alimentação de informações

Uma pesquisa com mais de 150 participantes dos mercados bancário, de seguros, de valores mobiliários e de tecnologia que integraram do Fórum de Finanças Sustentáveis da Bloomberg, em Xangai, revelou novos motivadores e desafios para a adoção de dados ESG na China.

Quando se trata da adoção de dados de ESG, as respostas foram divididas de forma bastante equilibrada em uma série de categorias. O principal motivo para a adoção de dados ESG em uma organização foram os requisitos regulatórios (25%), seguidos pelas demandas de clientes onshore (21%), clientes offshore (21%) e gerenciamento interno de riscos (22%). Esse levantamento segue a Pesquisa European ESG Data Trends da Bloomberg, divulgada no início do ano, a qual, como esperado, o cumprimento das exigências regulatórias era prioritário para as empresas europeias acessarem os dados ESG (35%).

Os participantes do mercado na China estão incorporando considerações de ESG em suas tomadas de decisão de várias maneiras. Houve uma distribuição uniforme de casos de uso, incluindo o foco na utilização de classificações, pontuações ou pesquisas relacionadas de terceiros (20%), o foco no investimento de impacto (19%) e na criação de estratégias quantitativas que utilizam dados ESG juntamente com outras considerações financeiras (18%). A consideração dos riscos climáticos (16%) e da biodiversidade (9%) também mostrou incremento entre as empresas chinesas.

No entanto, quando os entrevistados consideraram os desafios para um maior uso dos dados de ESG, surgiu um quadro mais claro. Quase dois terços dos entrevistados (62%) disseram que a principal dificuldade em relação aos dados de ESG estava relacionado a problemas com a cobertura e a qualidade dos dados relatados pela empresa. A combinação de ESG com dados alternativos foi o segundo maior desafio enfrentado pelos entrevistados (26%). Esses resultados se alinham estreitamente com a pesquisa europeia, indicando que ainda há um caminho a ser percorrido para a padronização dos relatórios de dados de ESG pelas empresas em todo o mundo antes que os participantes do mercado financeiro se sintam totalmente confortáveis com os resultados.

Em termos de gestão de dados de ESG, quase um terço (31%) dos entrevistados indicou desafios com a gestão de vários feeds de fornecedores de ESG. Isso contrasta significativamente com a pesquisa europeia, em que apenas 16% dos entrevistados identificaram esse como um desafio importante. Os entrevistados da pesquisa chinesa (35%) também consideraram que vincular dados de ESG aos de entidades/instrumentos existentes era um desafio significativo.

Patricia Torres, Head Global de Soluções Financeiras Sustentáveis da Bloomberg, disse que os resultados são indicativos do interesse significativo por dados ESG de alta qualidade e da mudança do papel da sustentabilidade nos mercados financeiros chineses.

“Há uma sinergia crescente entre as demandas dos investidores e os fatores regulatórios no que diz respeito ao uso de dados ESG pelos participantes do mercado chinês. Agora, mais do que nunca, as empresas que estão desenvolvendo a capacidade de incorporar e gerenciar cuidadosamente os dados de ESG como parte de seus processos de tomada de decisão de investimento terão uma vantagem positiva. Tudo indica que o papel do ESG nos mercados financeiros da China continuará a crescer em importância ao longo do tempo.”

As soluções de finanças sustentáveis da Bloomberg abrangem dados e análises de ESG, índices, pontuações, soluções regulatórias, dívida sustentável e risco climático. Além disso, os usuários do Terminal Bloomberg também têm acesso à pesquisa ESG da Bloomberg Intelligence e da BloombergNEF. Os clientes podem acessar prontamente os dados ESG no Terminal da Bloomberg via {ESGD <GO>} ou em toda a empresa por meio da Licença de Dados em data.Bloomberg.com para uso em aplicativos proprietários ou de terceiros no ambiente de nuvem de sua escolha. Por meio do Data License Plus (DL+) ESG Manager, a Bloomberg conecta os fluxos de trabalho de dados ESG dos clientes ao poder total dos conjuntos de dados da Bloomberg, bem como aos dados de parceiros fornecedores, para que os clientes possam desbloquear o valor máximo com facilidade. Para obter mais informações, visite Bloomberg Sustainable Finance Solutions.

##

Agende uma demo.