Petrobras publicará balanço até fim de abril, diz Dilma

Notícia exclusiva por Arnaldo Galvão, Raymond Colitt e Adriana Arai.

A presidente Dilma Rousseff disse que a Petrobras vai publicar seu balanço auditado neste mês e começar a reconstruir condições para voltar ao mercado de capitais.

“Tenho certeza que a Petrobras conseguirá resolver todos os seus problemas até o fim de abril,” disse Dilma em entrevista no Palácio do Planalto em Brasília na terça-feira, em resposta à pergunta sobre a publicação do balanço. “Estamos caminhando no sentido de construir essa solução.”

Dilma disse que não viu nenhum sinal de corrupção quando esteve à frente do conselho da Petrobras, de 2003 a 2010, nem ela nem nenhum membro do conselho. O fato de o conselho não ter percebido que havia corrupção na empresa não significa falha na gestão, segundo Dilma, pois o esquema somente veio à tona com a investigação da Polícia Federal sobre crime de lavagem de dinheiro.

“Nenhum de nós sequer viu um sinal,” disse ela. “Não é pura e simplesmente uma questão de gestão. Não há evidência de envolvimento de dois presidentes. O conselho da Petrobras era integrado por empresários bastante qualificados”.

Dilma disse que a Petrobras está preparada para tomar “medidas drásticas” para proteger-se contra a corrupção e com isso retomar sua capacidade de captação no mercado financeiro e fazer frente ao seu plano de investimentos.

“Quero assegurar que a Petrobras vai voltar ao mercado,” disse Dilma. “Em outros momentos, todo mundo queria emprestar. O mercado faz julgamentos objetivos. Petrobras tem imensa capacidade.”

A presidente disse que a manutenção dos preços dos combustíveis está ajudando as finanças da empresa e que não há planos de mudar as regras da indústria para aliviar a pressão de investimentos sobre a Petrobras. As políticas de conteúdo local, o sistema de partilha e exigência de participação da Petrobras como operadora nos campos de pré-sal continuam.

Dilma ressaltou que durante seu mandato como presidente da República todas as acusações que envolvem corrupção na Petrobras estão sendo investigadas. “Temos uma investigação que está envolvendo toda a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Judiciário para descobrir até o fundo tudo o que ocorreu”.

Para acessar a cobertura completa, clique aqui. Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.