Petróleo: riscos no longo prazo, apesar da resiliência no curto prazo

Análise de Salih Yilmaz, analista industrial sênior, da Bloomberg Intelligence e Rob Barnett, analista sênior. Exibido antes no Terminal Bloomberg.

A demanda por petróleo pode se mostrar resiliente este ano após o aumento médio de quase 4 milhões de barris por dia em 2021 em relação a 2020, conforme demonstra nossa análise de cenário. Embora as perspectivas de curto prazo melhorem à medida que as economias se recuperam, a demanda no longo prazo continua a enfrentar mudanças estruturais e reformas implementadas após a COVID-19.

Demanda se recupera, mas desafios no longo prazo continuam

A demanda mundial por petróleo pode aumentar em média mais 3 milhões de barris por dia em 2022, com base em nossa análise de cenário, após um aumento de quase 4 milhões de barris por dia em 2021 – que foi o maior crescimento absoluto desde 1980. Embora as expectativas de demanda estejam melhorando no curto prazo – à medida que as economias globais começam a se recuperar da pandemia – acreditamos que mudanças estruturais, como a aceleração da adoção de veículos elétricos, o trabalho remoto e as reformas implementadas após a COVID-19 continuarão a desafiar as perspectivas de longo prazo.

Saudi Aramco, BP, Shell, TotalEnergies, Eni, Equinor, Exxon, Chevron e Rosneft estão entre as principais petrolíferas globais cuja lucratividade está ligada aos preços de referência do petróleo.

Alterações na demanda mundial por petróleo

Fonte: Bloomberg Intelligence
Consistência de dados e grandes oportunidades
Acesse nosso relatório exclusivo

OPEP: previsão de crescimento da demanda em 2022

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, espera que a demanda global de petróleo aumente, em média, cerca de 4,2 milhões de barris por dia em 2022 em relação ao ano anterior — mais otimista do que as previsões da AIE e da EIA — impulsionada por expectativas de consumo mais altas na China, em outras partes da Ásia e na Europa. A Agência Internacional de Energia, AIE, projeta que a demanda global por petróleo se recuperará para 100,8 milhões de barris por dia no terceiro trimestre, acima do nível pré-pandemia, enquanto a OPEP espera que este valor alcance 102,6 milhões de barris por dia até o final do ano.

Acreditamos que a recuperação abrande no primeiro semestre do ano, embora a demanda para o ano inteiro permaneça forte.

Projeções para a demanda mundial por petróleo

Fonte: Bloomberg Intelligence

Políticas climáticas e reformas verdes representam risco para a demanda

As políticas climáticas e outras iniciativas verdes continuam sendo as principais prioridades de muitos legisladores, o que não é um bom presságio para o crescimento no longo prazo da demanda por petróleo. Antes da pandemia, o consumo na Europa indicava uma diminuição de cerca de 1% ao ano até 2025, mas acreditamos que programas de estímulo verde e outras medidas podem acelerar este declínio.

No Reino Unido, o plano de recuperação verde do primeiro-ministro Boris Johnson inclui a eliminação gradual de novos veículos a gasolina e diesel até 2030. No entanto, estas metas ambiciosas não se limitam aos países europeus, e observamos que a China planeja alcançar a neutralidade de carbono até 2060.

Petróleo: importância econômica continua a diminuir

Fonte: BP, World Bank, Bloomberg Intelligence (Projeção)

Combustível de aviação: demanda deve retornar com a volta dos voos

Via DATA FLY <GO>

Fonte: Bloomberg Intelligence

AIE/Petróleo: demanda será mais de 100 mi de barris por dia (projeção)

Demanda mundial por petróleo (MMbpd)

Fonte: Bloomberg Intelligence

A próxima reunião da OPEP+ será realizada em 2 de fevereiro de 2022

Calendário da OPEP

Agende uma demo.