Polônia gera febre do ouro em mercado de energia solar

Por Maciej Martewicz

O setor de energia solar da Polônia pode estar a caminho de um rápido crescimento. Os investidores estão migrando para esse mercado promissor após a decisão do país, dependente do carvão, de adotar a energia limpa para cumprir os padrões de emissões da União Europeia e ajudar a eliminar a pior poluição atmosférica do bloco.

O maior país-membro da UE no Leste Europeu está distanciando sua política energética do carvão em um momento em que as preocupações ambientais, incluindo a poluição que cobre suas maiores cidades, se transformam em temas políticos. Após reduzir inicialmente os subsídios à energia verde, o governo em Varsóvia, que assumiu há dois anos e meio, mudou de postura para cumprir as metas do bloco para as energias renováveis.

A mudança ocorreu depois que uma onda de calor atingiu o país, em 2015, forçando as produtoras de energia dependentes do carvão a reduzirem a oferta de eletricidade para usuários industriais.

A Sun Investment Group, da Lituânia, está entre as investidoras que apostam que o retorno da Polônia à energia limpa é de longo prazo. A empresa planeja investir cerca de 40 milhões de euros (US$ 47 milhões) em 42 megawatts dos projetos que adquiriu no início do ano e atingir pelo menos 250 megawatts até o fim de 2020, segundo o diretor-gerente Deividas Varabauskas.

“A Polônia é o último país de tamanho considerável da UE no qual o mercado de energia solar ainda está em sua infância”, disse em entrevista, em Varsóvia. “Atualmente, há uma corrida do ouro. Todos querem subir no trem polonês.”

Sistema de apoio
O grupo do setor de energia renovável Instytut Energetyki Odnawialnej projeta que a capacidade solar da Polônia subirá para 1,2 gigawatt em 2020, contra apenas 108 megawatts no fim de 2017. A Sun Investment, juntamente com a E-Energija e com a espanhola I+D Energías, comprou 43 projetos com capacidade total de 42 megawatts, enquanto outra empresa lituana, a Modus Energy, planeja investir mais de 50 milhões de euros para construir cerca de 50 megawatts em projetos fotovoltaicos.

A Polônia concedeu subsídios para mais de 300 megawatts no leilão do ano passado. O país abrirá licitação para outros 750 megawatts em 2018, dos quais apenas 400 megawatts em capacidade adicional serão construídos, porque esse mercado fragmentado não tem projetos qualificados, segundo a Sun Investment.

Mesmo que o país tenha o potencial de absorver 1 gigawatt de energia solar por ano, é possível que isso não se concretize, principalmente devido à pouca experiência dos bancos para avaliar projetos fotovoltaicos e à burocracia, disse. Além disso, o preço “agressivo” do leilão do ano passado foi “uma grande surpresa”, já que Varabauskas pensava que “o prêmio para entrar no mercado seria maior”.

Futuramente, a desenvolvedora lituana pode estudar a venda de seus ativos na Polônia se tiver “um grande portfólio ou se uma empresa de serviços públicos disposta a fazer grandes aquisições entrar no páreo”, disse.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.