Pontuações de transição de petróleo e gás da BNEF: nomes de destaque

Sumário executivo

 

As pontuações da transição do modelo de negócios da BNEF comparam 39 grandes empresas de petróleo e gás quanto à preparação do modelo de negócios em um mundo de baixo carbono. Representam a metade das pontuações de transição climática da Bloomberg. Com o negócio de combustível fóssil mais resiliente e atividades de transição agressivas, a Shell está no topo das pontuações. No entanto, é relativo – essas empresas ainda investem a maior parte de seu capex em combustíveis fósseis.

Os números não mentem


39

Número de empresas de petróleo e gás pontuadas

7.9

A maior pontuação de transição do modelo de negócios BNEF, de 0 à 10, para a Royal Dutch Shell

10

Número de conjuntos de dados ascendentes proprietários utilizados para avaliar as atividades da empresa


Investindo em um futuro sustentável
Acesse o relatório

Pontuações da transição do modelo de negócios de petróleo e gás da BNEF, por segmento

 

Modelo de negócios de petróleo e gás da BNEF por segmento
Fonte: BloombergNEF, Terminal Bloomberg

• Grandes empresas europeias integradas, incluindo Shell, Total, Galp, Repsol e BP, são as líderes em termos de pontuação. Investem com profundidade e amplitude na transição. Para ilustrar, possuem 7 GW, ou 51%, dos ativos de energia renovável entre todas as empresas pontuadas.

• Empresas downstream têm melhor desempenho do que participantes de exploração e produção (E&P) upstream. Modelos de negócios downstream enfrentam menos riscos, pois podem mudar mais facilmente para o refinamento de biocombustíveis, focar em petroquímicos ou migrar para o hidrogênio, por exemplo.

• Algumas empresas, mais notavelmente Reliance e Woodside, não cumprem metas de redução de carbono com atividades de transição consideráveis. Outros nomes, como as empresas americanas Chevron, Marathon e Phillips 66, executam além do que suas metas indicam.

• Divulgações de risco climático são um indicador valioso do desempenho de transição da BNEF. Nossa pontuação gerencial voltada ao futuro se correlaciona com a pontuação geral, assim como a divulgação do TCFD, desde que a empresa também divulgue ao CDP.
• Os leitores podem acessar todas as entradas e resultados com a ferramenta de dados e o guia de metodologia.

Agende uma demo.