Precificação em tempo real: a poderosa combinação de precisão e usabilidade

Artigo escrito por Rob Simek, diretor de precificação de negócios em tempo real, e David Krein, diretor de pesquisa de preços centrais, no escritório de CTO da Bloomberg. 

A precificação intraday na renda fixa é desafiadora, dado que as informações são fragmentadas, exigindo que investidores e traders analisem vários dados de mercado de diferentes fontes. Para os títulos com liquidez razoável, pode ser necessário navegar em diferentes telas para obter cotações indicativas, preços executáveis em tempo real e relatórios de negociação consolidados, sendo que todos eles estão se movimentando em tempo real.

Para os títulos menos líquidos e ilíquidos, a busca pode ser muito mais desafiadora. As informações provavelmente serão mais escassas e antigas, exigindo uma análise do beta de mercado e títulos adjacentes (como índices e ETFs) para estabelecer níveis de preços razoáveis. É claro que isso é para um único título, não sendo escalável facilmente para carteiras ou portfólios que podem chegar a dezenas ou centenas de títulos.

Para otimizar o acesso a tais informações, a Bloomberg lançou recentemente o Front office IBVAL, uma solução de preços intradiários que utiliza um modelo de machine learning projetado para lidar com as complexidades de consumir bilhões de dados de mercado e produzir uma precificação frequente para decisões de negociação em tempo real. IBVAL foi desenvolvido para atender tanto às questões de usabilidade quanto de precisão, para que as empresas possam operar com maior velocidade nos mercados de renda fixa cada vez mais automatizados, em vez de gastar tempo lidando com os preços de diversas fontes.

Acesso de todos os lugares

Muitos traders de renda fixa começam o seu dia pelo Terminal Bloomberg. Para garantir que IBVAL se encaixe perfeitamente nos seus fluxos de trabalho diários, os traders só precisam abrir um ativo no Terminal e selecionar IBVL PCS como sua fonte preferencial de preços para visualizar os preços atuais e históricos. Os traders podem ver os preços atuais, atualizados até a cada 15 segundos, de quase 30.000 ativos corporativos de alto rendimento ou de grau de investimento em USD elegíveis ao TRACE, e podem ver uma nova emissão de títulos minutos após o ativo estar disponível para negociação no mercado secundário. IBVAL passa por inovações constantes e vai continuar expandindo sua cobertura para incluir os mercados emergentes e das regiões da EMEA e APAC.

IBVAL também está disponível por meio do feed de dados de mercado em tempo real da Bloomberg, o B-PIPE, para que os clientes possam integrar facilmente os dados de preços intradiários nas suas mesas de negociação ou em toda a empresa. Para completar todas as possibilidades de acesso, a precificação IBVAL está disponível no Bloomberg AIM, uma solução de ponta para gerenciamento de ordens e investimentos do buy-side, no ETOMS, um EMS que fornece conectividade com os mercados eletrônicos e ferramentas de negociação às empresas de renda fixa do sell-side, bem como em soluções de negociação e ferramentas de automação, como a função Criação de Regra (RBLD).

Qualidade ímpar

Quando se trata de garantir a precisão, os preços de IBVAL são transmitidos sistematicamente ao longo do dia para evitar os outliers, picos de variação e saltos de preço, garantindo resultados de alta qualidade que atendam às necessidades de negociação em tempo real. IBVAL abrange um volume tremendamente alto de dados que surgem ao longo do dia de negociação. O desenvolvimento da solução exigiu anos de trabalho dos engenheiros e especialistas financeiros da Bloomberg, à medida que buscavam a maneira mais eficaz de classificar e gerenciar esses dados e treinar um modelo de aprendizado de máquina para analisar tudo com precisão.

O modelo de aprendizado de máquina foi cuidadosamente selecionado para incluir diferentes regimes de mercado, de forma que pudesse aprender a relação entre fontes de dados altamente específicas, e passa por treinamentos constantes para aprender novas relações. O resultado é uma solução intraday projetada para lidar com bilhões de dados e fazer uma precificação rápida e confiável.

Os insights de preços exclusivos que IBVAL fornece já impulsionam a inovação na negociação de portfólios e ETFs, na precificação por algoritmos e na automação. E embora IBVAL tenha sido projetado para as expectativas atuais, a expectativa é de que continuará evoluindo e crescendo nos próximos meses e anos.

Agende uma demo.