Presidente Santos participa do primeiro Bloomberg Colômbia Summit

Processo de paz, os preços do petróleo e infraestrutura foram debatidos.

“O processo de paz é a melhor caminho para a Colômbia e, se alcançado, muitas portas se abrirão para o nosso País,” disse o presidente Juan Manuel Santos, na abertura do primeiro Summit da Bloomberg na Colômbia.
Em uma entrevista para o editor-chefe da Bloomberg News, Matthew Winkler, o presidente Santos afirmou que o impacto da paz na produtividade do país é significativa. “Tenho certeza de que esta é a maneira de alcançar nosso objetivo final,” afirma.

O Presidente da Colômbia disse também que em Havana o sistema de justiça do país não está sendo considerado para a negociação, nem é o futuro das forças armadas. Ele disse que nos próximos quatro meses grandes progressos são esperados nas negociações com a guerrilha FARC.

Em relação à infraestrutura planejada e desenvolvimento habitacional da Colômbia, Santos destacou que o país atravessa um momento importante, resultado das medidas fiscais aplicadas por seu governo nos últimos anos. “Após a queda do petróleo, estamos diversificando nossa economia no momento certo, com medidas de austeridade necessárias”, acrescenta.

O presidente também apontou que a infraestrutura colombiana alcançou seu ponto mais alto de crescimento, que vai acrescentar mais dois pontos ao produto interno bruto do país.

O Desafio do Crescimento

O Ministro das Finanças e Crédito Público Mauricio Cárdenas, citou a importância da responsabilidade fiscal em planos de governo e suas metas de déficit fiscal. “Nós estamos absolutamente certo de que manteremos a dívida sob controle”, acrescentou.

O ministro também disse que o pacote de medidas de austeridade apresentadas pelo Presidente significa que o país está preparado para enfrentar a queda de preços do petróleo através da implementação de medidas que permitam ao governo manter o regulamento fiscal e as poupanças na FAE e Fonpet, assim como a consolidação de sua classificação atual de triplo B.

Cárdenas afirmou também que o governo nacional deverá mover sua classificação de crédito de BBB para BBB +, o que é tremendamente positivo para Colômbia e trará mais confiança com os investidores. Por último, o ministro disse que o governo não está planejando aumentar os impostos para os empresários colombianos “porque nós sabemos sobre os esforços do setor privado para abraçar a reforma fiscal anterior”.

O Dividendo da Paz

Durante a sessão de ‘Dividendo da Paz’, os participantes do painel expressaram suas opiniões sobre os benefícios que um acordo de paz possível traria para o país.

Na palestra, Leonardo Villar, chefe da Fedesarollo, disse que os benefícios da construção da paz não podem ser medidos quantitativamente. Segundo Villar, a assinatura da paz seria um avanço para sociedade, mas com limitada evolução macroeconômica. “Eu não mudaria o crescimento global do PIB; isso seria marginal e não afetaria as decisões dos investidores”, disse ele. E acrescentou que a paz garantiria a expansão das instituições em toda as regiões.

Numa perspectiva econômica, Francisco Rodríguez, economista andino do Bank of America, disse que a diferença entre a Colômbia em conflito e pacífica é bastante curta, acrescentando que o país está trabalhando para alcançar um desenvolvimento em uma situação de conflito.

Germán Efromovich, diretor executivo da Synergy Group e Sylvia Escovar, presidente da Terpel, concordaram que a assinatura da paz traria enormes benefícios para o país. Do ponto de vista industrial, a paz é a chave para a nossa sociedade pois aumentariam as oportunidades de empregos, exportações e desenvolvimento agrícola. “A paz atravessa o solo, através do setor de agricultura”, destacou Efromovich.

Segundo o senador Iván Duque, as condições do acordo de paz podem ser alcançadas em meio às preocupações sobre os últimos dados do crime organizado.

A Colômbia Após o Boom do Petróleo

Em relação à situação atual dos preços do petróleo em termos de exploração e produção o Bloomberg Colombia Summit reuniu três especialistas, que analisaram a situação de suas diferentes perspectivas profissionais.

O Ministro de Minas e Energia, Tomás González, destacou que o país tem mantido a produção de mais de 1 milhão de barris por dia, que significa, em suas palavras, o melhor antídoto para o impacto negativo da queda de preço do petróleo tendo em conta as medidas implementadas para encorajar a exploração e produção.

Charle Gamba, CEO da Canacol, afirmou que o fato mais importante a ser considerado, dada a atual situação de preço do petróleo, é que o país faz das questões regulamentares e comerciais um destino de investimento atraente, enquanto espera a recuperação de preço.
Gamba concordou com o ministro González que, se a paz foi assinada com sucesso, a indústria poderia entrar áreas remotas para operar, abrir novas bacias e gerar mais royalties, bem como oportunidades de emprego em regiões afetadas.

Por outro lado, Arnoldo Casas Henao, gerente de portfólio para Credicorp Capital, citou a importância de uma política fiscal consistente com a produção de petróleo. Ele afirma que os atuais preços do petróleo não são uma diferença substancial entre os países da América Latina.

Infraestrutura 4G

O último grupo de palestrantes do Bloomberg Colombia Summit abordou questões de infraestrutura de 4G. Palestrantes do setor privado, envolvidos no desenvolvimento deste importante projeto, acordaram sobre sua importância para o desenvolvimento de um país, pois permitirá à Colômbia alcançar um ponto mais elevado de competitividade. “O fator mais importante aqui é a união de todos do setor para realizar e executar tais medidas de infraestrutura,”destacou Carlos Leiria Pinto, chefe da região Andina da IFC.

Benjamin Ramsey, analista da JP Morgan & Co, disse que a infraestrutura 4G do país é extremamente necessária e importante, pois poderia gerar um aumento no PIB próximo da média mundial do setor.

Os palestrantes Luz Maria Correa, CEO da Construcciones El Condor e Mauricio Toro, presidente da Protección a Fondo de Pensiones, concordaram no fato de que o processo, como segue, está sendo realizado em conformidade com regras importantes para garantir segurança e transparência em sua estrutura.

Mais de 200 líderes de governo e líderes empresariais, financeiros participaram do Bloomberg Colombia Summit realizado no Metropolitan Club, em Bogotá. Para ver a gravação e a cobertura completa do evento em espanhol, acesse www.bloomberg.com/latam/eventos/colombia-summit/.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global notícias e informações financeiras e empresariais, dá aos tomadores de decisão influentes uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – o fornecimento de dados, notícias e análises através de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão – está no cerne do serviço Bloomberg Professional, que fornece informações financeiras em tempo real para aproximadamente 325 mil assinantes em todo o mundo. As soluções corporativas da Bloomberg baseiam-se na força central da empresa, aproveitando a tecnologia para permitir que os clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem dados e informações entre as organizações de forma mais eficiente e eficaz. Através do Bloomberg Government, Bloomberg New Energy Finance and Bloomberg BNA, a empresa fornece dados, notícias e análises para os tomadores de decisão em setores além do financeiro. E a Bloomberg News, oferecida através do serviço Bloomberg Professional, televisão, rádio, móvel, Internet e três revistas, Bloomberg Businessweek, Bloomberg Markets e Bloomberg Pursuits, cobre o mundo com mais de 2.400 profissionais de notícias e multimídia, em mais de 150 escritórios, em 73 países. Com sede em Nova York, a Bloomberg emprega mais de 15.500 pessoas em 192 localidades ao redor do mundo.

Agende uma demo.