Previsões para o comércio exterior na colômbia

Por Andrea Jaramillo, com a colaboração de Aansh Mehta.

Embora a Colômbia não esteja nem entre os 15 principais produtores mundiais de petróleo, sua dependência das exportações de energia tem impulsionado a correlação do peso com o bruto para a mais alta entre as principais moedas dos mercados emergentes. Assim como os preços do petróleo caíram em relação ao ano passado, o peso mergulhou junto, caindo 31 por cento nos 12 meses até 13 de julho.
 

pag03_tabB

 
“Mesmo que a Colômbia não seja um grande produtor, as contas externas, nos últimos anos, tornaram-se tão mais dependentes do petróleo que o peso se tornou uma moeda petro”, disse Mario Castro, estrategista da Nomura. “As condições apontam para um enfraquecimento ainda maior.”
No ano passado, o peso teve um coeficiente de correlação semanal de 0,5 com o WTI bruto. A leitura de 1 significaria que os ativos estão se movendo em sincronia, enquanto menos 1 significaria que eles estão indo em direção oposta.

A correlação de petróleo com peso mexicano é de 0,10, enquanto a do rublo da Rússia é de 0,4 e a do ringgit da Malásia é de 0,39.
 

pag03_tabA

 
Essa é uma inversão em relação ao período de 12 meses anterior, quando as movimentações do bruto não tiveram muito impacto na variação da moeda colombiana.

Como o aumento na segurança abriu regiões anteriormente perigosas para exploração de energia e alimentou o investimento estrangeiro no decorrer da última década, as exportações de petróleo da Colômbia aumentaram de um quarto do total para metade de suas vendas para o exterior em 2014.

Com a saída de cerca de 1 milhão de barris por dia, a Colômbia ocupa o 19º lugar na lista dos maiores produtores do mundo.

“A dependência da economia em relação ao petróleo a torna mais vulnerável”, diz Maya Hernandez, estrategista de câmbio do HSBC América Latina. “Faz sentido que o peso seja mais punido.”

Tanto o HSBC quanto a Nomura preveem que o peso vá cair para 2,800 por dólar até o fim do ano, partindo de 2,690 em 13 de julho.

“A moeda é uma variável econômica que tem de se ajustar, e há uma abordagem de não interferência das autoridades para deixá-la se ajustar”, disse Hernandez. “Essa é outra razão pela qual veremos novas quedas.”

Agende uma demo.