Processos manuais dificultam hedge accounting

Quando a área de tesouraria de uma empresa vai além de sua função principal – lidar com o dinheiro – e passa a realizar atividades de nível mais elevado como gerenciamento de exposição cambial, otimização de recursos e decisões de investimentos, ela ganha a oportunidade de somar valor à organização.

Oitenta e quatro por cento dos profissionais de finanças dizem que a tesouraria vem cumprindo um papel mais estratégico nas companhias atualmente, de acordo com a Pesquisa de 2014 de Papel Estratégico da Tesouraria. Isso inclui hedge de dívidas corporativas, impacto das taxas de câmbio e commodities para gerenciar o risco financeiro de uma companhia.

Mas lidar com hedge é uma atividade complexa, e pode ser difícil realizar essa função – especialmente para tesourarias corporativas que ainda estão planejando e gerenciando essas hedges manualmente por meio de planilhas. Processos manuais consomem tempo e são vulneráveis a erros humanos, além de ser mais difícil rastrear fraudes manualmente. É impossível completar alguns passos de gerenciamento de risco usando processos manuais.

Análise de emissão de dívidas corporativas

Quando uma companhia pretende financiar dinheiro através da emissão de dívidas, seu departamento financeiro deve considerar diversos fatores para garantir que essa é a melhor opção. Primeiramente, a equipe deve observar onde as dívidas da empresa estão sendo negociadas em relação à curva soberana. Ademais, se a empresa quiser se envolver mais que uma moeda na emissão de dívidas, a tesouraria precisará calcular o rendimento equivalente.

Quando uma companhia contrata um swap com marcação a mercado e ajuste de margem – cobrança adiantada pelo banco na operação, deve considerar o tipo de ajuste para contraparte que será utilizado. Se os efeitos colaterais vão ou não afetar os custos não controláveis (CVA), e é importante considerar o quão grande pode ser essa variação. Finalmente, a equipe precisa realizar um teste de estresse para determinar o que aconteceria com as dívidas se houvesse um choque nos mercados. Esse passo é sempre uma boa ideia, mas para companhias que usam hedge accounting, é necessário.

Todas essas medidas envolvem análises complexas que são difíceis ou impossíveis sem ferramentas sofisticadas.

Ranking de análise

Nem todas as previsões são iguais: algumas são melhores do que outras. Analistas de moedas estrangeiras também possuem níveis de competência diferentes ao observar moedas diferentes. O mesmo ocorre com analistas que trabalham com commodities. Ainda que todas as commodities tendam a ser agrupadas em uma categoria de investimento, os mercados de petróleo e produtos refinados, de gás e energia, de metais e agricultura são todos muito diferentes.

Quando uma equipe de tesouraria trabalha para mitigar o risco à exposição de uma companhia, ela precisa saber quais previsões acompanhar para cada moeda e commodity – e isso não é algo fácil de discernir. Os melhores analistas podem não trabalhar nos bancos que possuem acordos com a companhia, e pode ser que eles não recebam tanta atenção da mídia. Além disso, aqueles que publicam mais previsões acertam mais vezes, porque estão constantemente ajustando seus números. Mas é mais valioso saber qual dessas previsões é mais precisa no longo prazo.

É necessária muita pesquisa e análise para descobrir as previsões mais confiáveis, e a maior parte dos departamentos financeiros não tem o tempo e as ferramentas necessárias para isso.

Simplificando e melhorando o gerenciamento de riscos financeiros

Quando uma companhia decide se envolver com hedge de câmbio, ela precisa desenvolver políticas e critérios que serão utilizados em todas as análises. Uma vez que esses termos sejam estabelecidos, o departamento pode observar o risco subjacente e decidir quais ações são possíveis, dada a política da companhia. Como as análises descritas acima, isso leva horas de trabalho e testes manuais.

É quase impossível para o departamento financeiro de uma empresa gerenciar efetivamente os riscos associados a análises através de processos manuais e planilhas. Cumprir todas essas necessidades se torna algo palpável quando o departamento tem um sistema integrado entre tesouraria, políticas da empresa e detalhes financeiros, para superar essas funções complexas.
 

Agende uma demo.