Procurando um novo emprego hoje? Você não é o único

Por Peter Coy.

É segunda-feira. Você está de volta ao trabalho, determinado a cumprir bem suas tarefas.

Ou talvez não. Novos dados mostram que o início da semana de trabalho é quando as pessoas estão mais propensas a se candidatarem a um novo emprego. A terça-feira é um dia mais movimentado em termos de candidaturas por vagas do que segunda-feira, e quarta-feira um pouco menos.

Na sexta-feira há uma queda nítida. E no fim de semana, quando se imagina que as pessoas tenham mais tempo para procurar um novo emprego porque não estão trabalhando no atual, dificilmente alguém se candidata.

“A atividade de quem busca emprego varia drasticamente dependendo do dia da semana”, disse a edição de setembro da análise DHI Hiring Indicators, publicada pela DHI, empresa que compila dados sobre empregos, em cooperação com Steven Davis, professor de Economia e Negócios Internacionais da Booth Escola de Negócios da Universidade de Chicago. A análise foi baseada em 60 milhões de candidaturas para cerca de 7 milhões de vagas de emprego publicadas em plataformas online da DHI desde janeiro de 2012.

Em um email, Davis disse que as novas descobertas podem ser úteis para os empregadores, que podem decidir anunciar mais vagas de empregos quando mais pessoas estão procurando.

Davis e a DHI também descobriram outro fenômeno: as pessoas se candidatam mais no início do mês do que no fim. Há uma queda nítida no 31º dia de cada mês — mas esse dado é distorcido pelo fato de que quase ninguém se candidata a um emprego em um dos dias 31, que é a noite de Ano-Novo.

A DHI não possui dados para explicar por que as pessoas se candidatam mais a empregos durante a semana e não sábado e domingo.

É claro, poderíamos dar a elas o benefício da dúvida — algumas podem estar se candidatando de casa ou após o trabalho, e não do escritório, e outras podem estar enviando candidaturas preparadas durante o fim de semana.

Contudo, é surpreendente ver que poucas pessoas se candidatam a empregos aos sábados e domingos, que poderiam ser um bom momento para procurar trabalho.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.