A Bloomberg anunciou hoje o lançamento do Bloomberg Journalism Programs – Brazil, a primeira edição da iniciativa na América Latina. A expansão do programas global de formação em jornalismo aconteceu entre os dias 1º e 3 de agosto, em São Paulo, reunindo estudantes de jornalismo de diversas regiões do Brasil. O programa é realizado em parceria com a Hussman School of Journalism and Media da Universidade da Carolina do Norte (UNC) e com o Departamento de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.
No Brasil, 13 estudantes foram selecionados entre mais de 400 inscrições. Os participantes estão atualmente matriculados em 11 diferentes instituições de ensino superior, entre elas: Cásper Líbero, Centro Universitário Celso Lisboa, ESPM Rio, FAM, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Roraima.
O Bloomberg Journalism Programs oferece aos estudantes uma experiência prática em jornalismo de negócios, capacitando-os para escrever com precisão sobre temas como economia, empresas, mercados financeiros e de commodities, entre outros tópicos relevantes para a economia global. Por meio do contato direto com profissionais da Bloomberg News e líderes influentes da indústria, os participantes adquirem conhecimentos práticos, aprendem a usar o Terminal Bloomberg e recebem treinamento com base no The Bloomberg Way — o guia editorial da Bloomberg que orienta práticas de reportagem, edição e análise econômica e empresarial. O programas no Brasil representa mais um marco na missão da Bloomberg de fortalecer a educação em jornalismo de negócios e ampliar oportunidades de carreira no setor em escala global.
“Estamos empolgados em testar o Bloomberg Journalism Programs na América Latina”, disse Matt Winkler, editor-chefe emérito da Bloomberg News e fundador do programas. “O Brasil é uma sociedade altamente diversa, com economia e mercados financeiros em crescimento. Esperamos inspirar uma nova geração de estudantes a se tornarem jornalistas de negócios curiosos e comprometidos.”
Criados em 2017 em colaboração com a Hussman School, o Bloomberg Journalism Programs já foi realizado na UNC-Chapel Hill, UC Berkeley e na City, University of London. Mais de 260 ex-alunos do programa seguiram carreira em organizações diversas, incluindo a própria Bloomberg News.
O Bloomberg Journalism Programs faz parte da Iniciativa Global de Educação em Jornalismo de Negócios e Finanças da Bloomberg, que busca promover o jornalismo de negócios e oferecer oportunidades profissionais para jornalistas de diferentes origens ao redor do mundo. Com o apoio da Bloomberg Philanthropies e de outros financiadores internacionais, essa iniciativa global reforça a missão filantrópica da Bloomberg de enfrentar desigualdades, amplificar vozes diversas e expandir o acesso à educação, utilizando a experiência de seus colaboradores e os recursos da empresa para gerar impacto duradouro.
##