Quatro pontos principais do anúncio do Fed

Por Mohamed A. El-Erian.

As autoridades do Federal Reserve (Fed) dos EUA mantiveram as taxas de juros inalteradas na quarta-feira, embora tenham ajustado e aperfeiçoado a avaliação sobre sua economia doméstica e aliviado visivelmente as preocupações sobre o ambiente econômico e financeiro externo.

A seguir, quatro questões de destaque em relação ao anúncio:

É de suma importância para os mercados o fato de que a decisão de elevar as taxas de juros pela primeira vez em quase dez anos é agora uma possibilidade mais “viva” na próxima reunião do Fed, em dezembro. Ao reavaliar essa flexibilidade da política econômica, e explicitando-a, o banco central se absteve de fornecer detalhes específicos sobre os elementos que impulsionariam essa decisão.

A mensagem do Fed transmitiu uma maior unidade entre os responsáveis pela política econômica. Apenas um dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) — Jeffrey Lacker, presidente do Fed de Richmond –, discordou. A quase unanimidade foi uma conquista importante da presidente do Fed, Janet Yellen, especialmente levando em conta a variedade de pontos de vista expressados nas semanas que antecederam a reunião, inclusive entre diretores que geralmente permanecem unidos.

Muitos dos que nos mercados já tinham se acostumado com a ideia de que o Fed iria adiar o aumento até o próximo ano agora estão correndo para fazer ajustes. Isso resultará em taxas de juros mais altas, especialmente para os títulos do Tesouro dos EUA com vencimento mais próximo, e em um dólar mais forte.

O comunicado do Fed não ajuda muito, se é que ajuda, a deixar o mercado menos obcecado com o momento em que o primeiro aumento da taxa será realizado e mais concentrado no foco da imagem maior: esse que será provavelmente o “aperto mais frouxo” da história do Fed, particularmente no que se refere ao ritmo irregular dos aumentos e ao ponto final da campanha de subida das taxas. Infelizmente, agora os mercados vão ficar obcecados com a próxima reunião do Fed, dando muito mais atenção do que o evento de fato merece. Como resultado, nas semanas que antecederem o encontro, cada novo dado econômico que for publicado – e há muitos no calendário, inclusive dois relatórios sobre emprego – será um catalisador para a volta de uma maior volatilidade do mercado.

Esta coluna não necessariamente reflete a opinião do conselho editorial nem da Bloomberg LP e de seus proprietários.

Agende uma demo.