Recuperação dos preços do açúcar adoça os ganhos de títulos corporativos brasileiros

Contexto

Os preços do açúcar bruto apresentaram crescimento este ano devido ao enfraquecimento da produção em países-chave, que levou a demanda global a exceder a oferta pela primeira vez em quase sete anos.

Ao mesmo tempo, a valorizacao de titulos de produtores de acucar superou o índice Agregado de Moeda Forte de Mercados Emergentes da Bloomberg Barclays (Bloomberg Barclays Emerging Markets Hard Currency Aggregate Index).

O Brasil e a Índia são os maiores produtores de açúcar do mundo, mas a ênfase em biocombustíveis tem levado o Brasil a direcionar grande parte da sua produção de açúcar para a produção de etanol nos últimos anos. Preocupações relativas a monções na Índia têm afetado as previsões de produção, e ainda que a expectativa de produção seja mais otimista do que as previsões do início deste ano, provavelmente o país ainda precisará importar, ao menos, “como uma margem de segurança” no ano de 2017.

A questão

Os ganhos do preço do açúcar fizeram com que ele se tornasse o produto líder em performance entre as commodities dos índices Bloomberg Barclays este ano, com um retorno de aproximadamente 48 por cento. As empresas brasileiras estão tentando tirar vantagem disso com planos para aumentar o ritmo da produção de açúcar, porém, grande parte do equipamento relacionado caiu em desuso nos últimos anos por causa da ênfase na utilização de biocombustíveis.

Os títulos da produtora de açúcar brasileira USJ Açúcar Álcool tiveram alta devido aos ganhos da commodity, e uma análise das ferramentas da Bloomberg relaciona esse aumento a um crescimento de cinco vezes dos ganhos para o Índice Agregado de Moeda Forte de Mercados Emergentes da Bloomberg Barclays.

Monitoramento

Use ferramentas Bloomberg para acompanhar o desempenho dos mercados de commodities, incluindo açúcar bruto, e a correlação entre commodities e o desempenho dos títulos.

Para mais informações sobre esta ou outra funcionalidade no serviço Bloomberg Professional, clique aqui para solicitar uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Os clientes existentes podem pressionar no teclado Bloomberg

Agende uma demo.