Rede GFANZ para América Latina e Caribe é lançada para apoiar o financiamento climático na região

A nova rede regional apoiará o envolvimento com instituições financeiras e políticas em toda a América Latina e no Caribe para capitalizar a oportunidade na região de transição para o net zero

Hoje, durante a Semana do Clima da América Latina e do Caribe das Nações Unidas, a Aliança Financeira de Glasgow para Net Zero (GFANZ – Glasgow Financial Alliance for Net Zero), a maior coalizão mundial de instituições financeiras comprometidas com a meta net zero até 2050, anunciou a formação da sua Rede para América Latina e Caribe e a criação de um Conselho Consultivo sênior para impulsionar o progresso net zero na região.

A América Latina e o Caribe contribuem com menos de 10% das emissões globais de gases com efeito de estufa, mas são uma das regiões mais vulneráveis a um conjunto diversificado de riscos relacionados com o clima[1]. No entanto, também está bem posicionada para se beneficiarem das oportunidades relacionadas ao clima e ajudar a liderar soluções climáticas globais – desde as florestas tropicais primárias da região que, se protegidas do desmatamento, são críticas para o armazenamento de carbono e a biodiversidade, até aos minerais críticos, que são cruciais para tecnologias de energia limpa, para o potencial de expansão da conservação da biodiversidade, por meio da agricultura de baixo carbono e energias renováveis, incluindo eólica, solar e geotérmica, para melhorar a segurança, o acesso e a sustentabilidade energética.

A Rede GFANZ América Latina e Caribe trabalhará com instituições financeiras locais para acelerar os esforços para desbloquear o financiamento climático na região. Isto inclui apoiar as instituições financeiras no planejamento da transição, na implementação de metas climáticas, no reforço de capacidades e no envolvimento com os legisladores em ações para acelerar a mobilização de capital.

A Rede será orientada por um Conselho Consultivo, composto por figuras importantes de clima e de finanças da região, que fornecerá orientação estratégica e conhecimentos especializados na supervisão do plano de trabalho e dos resultados da Rede. O trabalho da Rede será conduzido por um membro sênior do Secretariado da GFANZ, Alan Gómez, como Diretor Geral. Anteriormente, Alan liderou iniciativas relacionadas ao clima para o Citibanamex e foi membro da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).

Patricia Espinosa Cantellano, ex-secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e ex-secretária de Relações Exteriores do México, atuará como presidente do Conselho Consultivo da GFANZ para a América Latina e Caribe, e Joaquim Levy, diretor de Estratégia Econômica e Relações com o Mercado do Banco Safra e Ex-Ministro da Fazenda do Brasil, atuará como Vice-Presidente. A eles se juntarão os principais especialistas em financiamento climático dos setores privado, público e da sociedade civil, tais como:

  • Daniel Becker, Presidente da Federação Latino-Americana de Bancos (FELABAN) e Diretor Geral do Grupo Financiero Mifel
  • María Eugenia Brizuela de Avila, ex-ministra das Relações Exteriores de El Salvador e ex-presidente do Banco Salvadoreño
  • Olga Cantillo, Presidente Executiva da Bolsa Latinoamericana de Valores (Latinex) e ex-Presidente da Federação Ibero-Americana de Bolsas de Valores (FIAB)
  • Valentin Galardi, Presidente da Associação Argentina de Fundos Mútuos e Chairman da Federação Ibero-Americana de Fundos de Investimento
  • Ilan Goldfajn, Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento
  • Juan Carlos Mora Uribe, CEO do Bancolombia
  • Gonzalo Muñoz, campeão climático de alto nível da ONU COP25
  • Racquel Moses, CEO, Caribbean Climate-Smart Accelerator e Embaixadora Global da Race to Zero

O Conselho Consultivo verá a adesão de mais especialistas ao longo do ano para uma representação equilibrada na América Latina e no Caribe e para refletir as diversas perspectivas das economias da região.

O lançamento da Rede GFANZ América Latina e Caribe segue a criação bem-sucedida das Redes GFANZ Ásia-Pacífico e África no ano passado. Estas redes garantem que os conhecimentos e as perspectivas de todas as regiões sejam incorporados no trabalho da GFANZ e que o financiamento da transição para as emissões net zero continue a ser uma prioridade máxima em todos os cantos do mundo.

O esforço para apoiar o desenvolvimento de financiamento alinhado ao net zero, com foco nos países em desenvolvimento, é compartilhado pelo parceiro global da GFANZ, a Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP-FI) e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), e este trabalho será feito em estreita coordenação com eles.

Michael R. Bloomberg, Copresidente da GFANZ e Enviado Especial da ONU para Ambições e Soluções Climáticas:
“Ajudar mais instituições financeiras a criar planos viáveis para alcançar os seus compromissos net zero é um próximo passo crítico na luta global contra as alterações climáticas. O lançamento da Rede para América Latina e Caribe da GFANZ acelerará esse trabalho numa parte do mundo com vasto potencial de energia renovável. Juntamente com parceiros locais, podemos mobilizar ainda mais capital para projetos de energia limpa nesta importante região.”

Mark Carney, Copresidente da GFANZ e Enviado Especial da ONU para Ação Climática e Finanças:
“Este é um marco importante. A Rede para América Latina e Caribe garantirá que as prioridades regionais sejam refletidas no nosso trabalho global, enquanto as ferramentas da GFANZ podem ajudar as finanças locais e os legisladores a acelerar a transição. Um número crescente de instituições financeiras em todo o mundo reconhece a importância de enfrentar as alterações climáticas que impulsionam o crescimento contínuo da GFANZ. Continuaremos a construir as nossas redes regionais para ajudá-los a cumprir.”

Mary Schapiro, vice-presidente da GFANZ e chefe do secretariado da GFANZ e da Task Force on Climate-related Financial Disclosures:
“A transição para o net zero só será possível se incluirmos todas as regiões do mundo. A criação de uma rede dedicada à América Latina e ao Caribe ajudará a estimular o impulso regional e global para alcançar o net zero. Esperamos trabalhar com instituições financeiras em toda a região para apoiar a mobilização de capital para projetos de financiamento climático.”

Patricia Espinosa Cantellano, Presidente da Rede GFANZ América Latina e Caribe, ex-Secretária Executiva da UNFCCC e ex-Secretária de Relações Exteriores do México:
“Enfrentamos coletivamente uma emergência climática que requer ação imediata. O lançamento da Rede GFANZ para América Latina e Caribe é um passo crucial para acelerar as transformações necessárias na região. Como Presidente da Rede, espero trabalhar com os nossos parceiros para impulsionar a ação climática na região e em todo o mundo.”

Joaquim Levy, Vice-Presidente da Rede GFANZ América Latina e Caribe, Diretor de Estratégia Econômica e Relações de Mercado do Banco Safra e ex-Ministro da Fazenda do Brasil:
“A Rede GFANZ para América Latina e Caribe representa um passo crucial para desbloquear o financiamento climático na região e apoiar a liderança e contribuição do Hemisfério para o progresso net zero. Tenho a honra de trabalhar ao lado de líderes regionais para impulsionar a mudança.”

Alan Gómez, Diretor Geral da Rede GFANZ para América Latina e Caribe:
“Desde a proteção da rica e variada biodiversidade da região até à expansão das fontes de energia renováveis, a América Latina e o Caribe têm um enorme potencial para liderar soluções climáticas globais. Estou ansioso para impulsionar o trabalho da Rede GFANZ América Latina e Caribe e colaborar com instituições financeiras locais para apoiar seus esforços de transição e transformá-los em oportunidades de crescimento econômico para a região.”

Sobre a GFANZ

A Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ) é uma coalizão global de alianças de net zero do setor financeiro que trabalham juntas para apoiar a transição mundial para emissões net zero até 2050. Por meio das alianças de net zero, a GFANZ uniu mais de 650 instituições do setor financeiro, incluindo bancos, seguradoras, proprietários de ativos, gestores de ativos, prestadores de serviços financeiros e consultores de investimento, abrangendo 50 países e representando 40% dos ativos financeiros privados globais. Para ajudar a desbloquear o investimento de transição nas economias em desenvolvimento, as redes regionais da GFANZ trabalham para apoiar a mobilização de capital, expandir a participação e refletir as diversas necessidades das instituições financeiras em todo o mundo.

##

Este press release foi publicado pela Secretaria de Aliança Financeira de Glasgow para o Net Zero (GFANZ – Glasgow Financial Alliance for Net Zero). Algumas pessoas da Bloomberg são destacadas para o Secretaria da GFANZ, que fornece apoio logístico e administrativo à GFANZ, mas a GFANZ opera independentemente da Bloomberg. Para evitar dúvidas, (i) as declarações ou informações relativas aos produtos e serviços da Bloomberg, incluindo soluções de dados ESG e climáticos, não devem ser interpretadas como aprovação ou informações relativas à GFANZ e (ii) as declarações da GFANZ não devem ser interpretadas como aprovação ou informações relativas aos produtos ou serviços da Bloomberg.

[1] United Nations Economic Commission for Latin America and the Caribbean (CEPAL)

Agende uma demo.