Relatório do TCFD encontra aumento constante nas divulgações financeiras relacionadas ao clima desde 2017

A porcentagem de empresas que divulgam informações alinhadas ao TCFD aumentou constantemente a cada ano desde 2017, assim como a quantidade de informações divulgadas

A Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), estabelecida pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), publicou hoje seu Relatório de Status de 2022. Este ano marca cinco anos desde que a Força-Tarefa publicou suas recomendações finais em 2017, e o Relatório de Status de 2022 avalia os desenvolvimentos e o progresso durante esse período.

Como parte de sua avaliação, a Força-Tarefa revisou relatórios disponíveis publicamente de mais de 1.400 empresas de oito setores e cinco regiões para entender melhor as práticas atuais de divulgação financeira relacionadas ao clima e sua evolução.

Notavelmente, o número médio de divulgações recomendadas abordadas por empresa aumentou constantemente a cada ano nos últimos cinco anos – de 1,4 no relatório do ano fiscal de 2017 para 4,2 no relatório do ano fiscal de 2021. Além disso, enquanto 80% das empresas divulgaram em linha com pelo menos uma das divulgações recomendadas pelo TCFD para o ano fiscal de 2021, apenas 43% divulgaram em linha com pelo menos cinco. Esses níveis de divulgação ficam aquém das 11 divulgações recomendadas do TCFD.

Em média, nas 11 divulgações recomendadas, o percentual de empresas que divulgam informações alinhadas ao TCFD aumentou 26 pontos percentuais entre 2017 e 2021. Além disso, mais de 60% das empresas analisadas divulgaram seus riscos ou oportunidades relacionadas ao clima nos relatórios do ano fiscal de 2021 – acima de 27% nos relatórios do ano fiscal de 2017.

Também houve um crescimento constante nas divulgações financeiras relacionadas ao clima em uma base setorial e regional nos últimos três anos. Das oito indústrias analisadas, quatro tiveram níveis médios de divulgação nas 11 divulgações recomendadas de mais de 40% – empresas de energia em 43%, empresas de materiais e construção em 42%, bancos em 41% e seguradoras em 41%. O maior aumento entre os relatórios de 2019 e 2021 foi para os bancos em 20 pontos percentuais. O aumento para materiais e edifícios e seguradoras foi de 16 pontos percentuais e 10 pontos percentuais para empresas de energia.

Em uma base regional, as empresas europeias analisadas divulgaram em média 60% nas 11 divulgações recomendadas para relatórios de 2021, crescendo 23 pontos percentuais desde 2019. Na América do Norte, o nível médio de divulgação das empresas analisadas foi de 29% para os relatórios do ano fiscal de 2021, crescendo 12 pontos percentuais desde 2019. Notavelmente, mais de 60% das empresas norte-americanas divulgaram riscos ou oportunidades relacionadas ao clima e 45% divulgaram seus impactos. Mais da metade das empresas na região da Ásia-Pacífico divulgaram métricas relacionadas ao clima, embora a região tenha em média 36% de relatórios em todas as 11 divulgações recomendadas – um aumento de 11 pontos percentuais desde 2017. O nível médio de divulgação por empresas na América Latina e Oriente Médio e África aumentaram nove pontos percentuais (cada) desde 2019, elevando os níveis médios de divulgação para 28% e 25%, respectivamente.

O crescimento contínuo da demanda dos investidores para que as empresas relatem informações alinhadas ao TCFD e o uso das recomendações do TCFD por governos, reguladores e normatizadores no desenvolvimento de requisitos de divulgação relacionados ao clima provavelmente estão ajudando a impulsionar o aumento dos relatórios alinhados ao TCFD.

Até hoje, mais de 3.900 organizações prometeram seu apoio ao TCFD, passando de mais de 2.600 apoiadores quando a Força-Tarefa divulgou seu relatório de status de 2021. Os apoiadores do TCFD abrangem 101 países e jurisdições, cobrindo quase todos os setores da economia, com uma capitalização de mercado combinada de US$ 26 trilhões.

O TCFD também recebeu apoio das maiores empresas públicas do mundo. Das 100 maiores empresas públicas, 92 apoiam o TCFD, reportam de acordo com as recomendações do TCFD, ou ambos – contra 83 no ano passado.

“O Relatório TCFD de 2022 ressalta a crescente adoção de divulgações financeiras relacionadas ao clima desde as recomendações da Força-Tarefa de 2017 – bem como a necessidade urgente de maior progresso nessa frente e na luta global contra as mudanças climáticas. Os riscos climáticos também são riscos financeiros, e mais mensuração e divulgação são cruciais para construir uma economia mais sustentável e resiliente e um futuro mais seguro”, disse Michael R. Bloomberg, presidente da força-tarefa e fundador da Bloomberg L.P. e da Bloomberg Philanthropies.

“Essas descobertas demonstram que a estrutura do TCFD se tornou essencial para orientar as empresas à medida que analisam como os riscos e oportunidades climáticas afetam sua posição financeira”, disse Mary Schapiro, chefe do secretariado do TCFD e vice-presidente de políticas públicas globais da Bloomberg L.P. estão orgulhosos do progresso que vimos desde 2017 nas divulgações da empresa e na adoção do TCFD por governos, normatizadores e reguladores, Essas descobertas deixam claro que há mais trabalho a ser feito para melhorar a transparência à medida que empresas e investidores avaliam seus riscos através das lentes das mudanças climáticas.”

“O relatório deste ano demonstra ainda que as Recomendações do TCFD estão fornecendo a base comum para as divulgações relacionadas ao clima das empresas em todo o mundo. Eles fornecem uma base sólida para o novo padrão de linha de base global ISSB planejado. Portanto, estou satisfeito em ver o aumento robusto nas divulgações relacionadas ao clima usando a estrutura TCFD, o que incentivará maior clareza e consistência entre as empresas”, disse Klaas Knot, presidente do FSB.

Nos próximos meses, a Força-Tarefa continuará monitorando o progresso das empresas na divulgação de informações financeiras relacionadas ao clima alinhadas às recomendações do TCFD e preparará outro relatório de status, conforme solicitado pelo FSB, em outubro de 2023.

O Relatório de Status de 2022 está disponível no site do TCFD.

Para saber mais sobre como se tornar um apoiador, visite o site do TCFD. Recursos adicionais podem ser encontrados no TCFD Knowledge Hub.

Sobre a Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD)

Em 4 de dezembro de 2015, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) estabeleceu a Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) liderada pelo setor com Michael R. Bloomberg como presidente. A Força-Tarefa conta atualmente com 30 membros. O TCFD foi solicitado a desenvolver divulgações financeiras voluntárias e consistentes relacionadas ao clima para uso por empresas no fornecimento de informações a credores, seguradoras, investidores e outras partes interessadas, que foram publicadas no Relatório de Recomendações do TCFD em 29 de junho de 2017. Mais informações sobre o TCFD podem ser encontradas em www.fsb-tcfd.org.

###

Agende uma demo.