Relatório TCFD destaca necessidade de mais divulgações relacionadas ao clima

TCFD também lança orientações de implementação e abre período de consulta pública para solicitar informações sobre métricas prospectivas

A Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), estabelecida pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), publicou hoje seu Relatório de Status 2020. Examinando relatórios de 1.700 empresas que usam tecnologia de inteligência artificial, a Força-Tarefa constatou que a divulgação de informações financeiras relacionadas ao clima, alinhadas às recomendações da TCFD, tem aumentado constantemente desde a publicação dessas recomendações em 2017. Os maiores aumentos estão relacionados à divulgação pelas empresas de como elas identificam, avaliam e gerenciam riscos climáticos. Setores considerados mais expostos a riscos climáticos significativos apresentam os níveis mais elevados de divulgação.

Até o momento, mais de 1.500 organizações expressaram seu apoio às recomendações da TCFD, representando um aumento de mais de 85% desde o Relatório de Status 2019. No entanto, apesar do impulso significativo, o Relatório de Status 2020 destaca a necessidade contínua de progresso nos níveis de divulgações alinhadas à TCFD, dada a urgente demanda por consistência e comparabilidade nos relatórios. Em particular, a divulgação do potencial impacto financeiro das mudanças climáticas nos negócios e estratégias das empresas permanece baixa.

“O trabalho que governos e empresas estão fazendo para lidar com a devastação causada pelo coronavírus também é uma oportunidade para construir uma economia mais forte, mais resiliente e mais sustentável – e a transparência e a divulgação têm um papel importante a desempenhar,” disse Michael R. Bloomberg, presidente da Força-Tarefa e fundador da Bloomberg LP e Bloomberg Philanthropies. “Quanto mais as empresas souberem sobre seus riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas e quanto mais informações os investidores tiverem, melhor seremos capazes de alocar recursos e progredir – então é encorajador ver os líderes dos setores público e privado implementando as recomendações da Força-Tarefa, conforme descrito nesse relatório. ”

Outras descobertas importantes da Força-Tarefa sobre as divulgações das empresas, percepções de usuários e outras pesquisas incluem:

  • Em média, 42% das empresas com capitalização de mercado superior a US $ 10 bilhões divulgaram pelo menos algumas informações em linha com as recomendações da TCFD em 2019. Além disso, os níveis de divulgação dessas empresas ultrapassaram 50% para certas informações sob as recomendações da Força-Tarefa relacionadas à estratégia e a métricas relacionadas ao clima.
  • Quase 60% das 100 maiores empresas públicas do mundo apoiam a TCFD, reportam de acordo com as recomendações da TCFD, ou ambos.
  • As empresas de energia e as empresas de materiais e construção estão liderando a divulgação, com um nível médio de divulgações alinhadas à TCFD de 40% para empresas de energia e 30% para empresas de materiais e construção no ano fiscal de 2019.
  • Usuários especialistas em divulgação identificaram o impacto das mudanças climáticas nos negócios e na estratégia de uma empresa como a informação “mais útil” para a tomada de decisões financeiras.
  • O relatório de gestores de ativos e gestoras para seus clientes e beneficiários é provavelmente insuficiente.
  • O relatório também fornece um “roteiro” para os preparadores, destacando as percepções de usuários especialistas sobre quais informações são mais úteis para a tomada de decisões.

“Os investidores estão cada vez mais exigindo divulgações relacionadas ao clima das empresas em que investem, e essa demanda está gerando um impulso global em torno das recomendações da TCFD nos setores financeiros e não financeiros”, comentou Mary Schapiro, chefe do Secretariado da TCFD e vice-presidente de Políticas Públicas Globais na Bloomberg LP. “Fornecemos uma base que está melhorando a qualidade e consistência desse tipo de divulgação, e pode ajudar a encorajar uma abordagem padronizada em todos os setores e jurisdições regulatórias. Esperamos que empresas e investidores utilizem as ferramentas que fornecemos para acelerar o ritmo do progresso. ”

O presidente do FSB, Randal K. Quarles, disse: “As recomendações da TCFD apoiam uma maior consistência nas divulgações de riscos relacionados ao clima por empresas em todo o mundo, o que ajudará a evitar a fragmentação do mercado. O relatório mostra que tem havido um impulso significativo em torno da adoção e do apoio às recomendações da TCFD, ao mesmo tempo em que destaca e faz propostas para enfrentar os desafios de uma implementação mais consistente e robusta. ”

Para apoiar os esforços de implementação das empresas, a Força-Tarefa está emitindo dois documentos de orientação com o lançamento do Relatório de Status:

  • Orientação sobre a realização de análise de cenário relacionado ao clima; e
  • Orientação sobre a integração de riscos relacionados ao clima nos processos de gerenciamento de risco existentes e divulgação desses processos.

A Força-Tarefa também busca feedback sobre suas consultas a respeito de métricas úteis e prospectivas para o setor financeiro. A publicação de hoje do documento de consulta inicia um período de consulta pública de 90 dias, terminando em 27 de fevereiro de 2021.

Os 1.500 apoiadores da TCFD incluem empresas, instituições financeiras e governos, entre outros, com os apoiadores empresariais representando sozinhos uma capitalização de mercado combinada de US$ 12,6 trilhões, e as empresas financeiras sendo responsáveis por ativos de quase US$ 150 trilhões.

O Relatório de Status 2020 completo, os documentos de orientação e o documento de consulta está disponíveis no site da TCFD. A Força-Tarefa entregará seu próximo relatório ao FSB em setembro de 2021.

Para saber mais sobre como se tornar um apoiador, visite o site da TCFD. Recursos adicionais podem ser encontrados no TCFD Knowledge Hub.

Sobre a Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima

Em 4 de dezembro de 2015, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) estabeleceu a Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), com Michael R. Bloomberg como presidente. A Força-Tarefa atualmente tem quatro vice-presidentes, 26 membros e um conselheiro especial. A TCFD foi solicitada a desenvolver divulgações financeiras voluntárias e consistentes relacionadas ao clima para uso por empresas no fornecimento de informações a credores, seguradoras, investidores e outras partes interessadas, que foram publicadas no Relatório de Recomendações da TCFD em 29 de junho de 2017. Mais informações sobre aTCFD pode ser encontrado em www.fsb-tcfd.org.

Agende uma demo.