Retornos ajustados ao risco

Por Deirdre Fretz

O mercado de ações brasileiro emitiu 34% em termos de dólares. Apesar do recente aumento, as projeções agregadas para o desempenho de empresas a longo prazo sugerem que os investidores possivelmente querem considerar a dívida externa brasileira. Isso deixa o Brasil destacado em relação ao resto dos principais mercados da região, segundo dados da Bloomberg.
 

pag10_590px

 
O prêmio de mercado de capitais do Brasil é negativo 0,60%,segundo dados compilados pela Bloomberg. A leitura negativa indica que a taxa interna de retorno para as empresas do Ibovespa, com base em estimativas de analistas, é menor do que o rendimento atual dos títulos do governo de 10 anos do Brasil.
 

10-2-4.5

 
A variação média dos analistas para expectativas de receita do Ibovespa foi revista em alta de 7% ao longo dos últimos três meses, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Os analistas também revisaram suas estimativas EPS para uma média de 8%para o Ibovespa em relação ao mesmo período do ano anterior. Os analistas ainda estão otimistas sobre as ações brasileiras, apesar dos títulos de 10 anos do governo estarem oferecendo um retorno superior e mais seguro. Os dados históricos refletem projeções passadas e não o rendimento efetivo.
 

10-3-4.5

 
Os dados históricos ressaltam o otimismo perene de investidores de capital. O índice de retorno total soberano do Credit Suisse aumentou 32% desde o início de 2010. O Ibovespa perdeu mais de 60% em termos de dólares americanos no mesmo período.
 

Agende uma demo.