Samsung busca redenção com inteligência artificial no Galaxy S8

Por Jungah Lee.

A Samsung Electronics planeja equipar seus próximos smartphones Galaxy S com um assistente digital semelhante à Siri, buscando uma recuperação após o fracasso global que antecipou o fim da defeituosa linha Note 7.

A Samsung, que no mês passado adquiriu a empresa de softwares de inteligência artificial Viv Labs, com sede nos EUA, informou que o Galaxy S8 previsto para o ano que vem terá recursos de inteligência artificial “significativamente diferenciados” em relação àqueles existentes no mercado, como a Siri, da Apple, ou os do Google. Esses serviços atualmente oferecem informações potencialmente úteis, como clima e horários de voos, com base na atividade do usuário.

A linha principal da Samsung, a Galaxy S, será fundamental para salvar a reputação da empresa após o fiasco em torno do aparelho Note 7, propenso a pegar fogo. O recall e a posterior suspensão da linha custarão mais de US$ 6 bilhões, segundo estimativa, e derrubaram os lucros da divisão de celulares da empresa a uma mínima recorde no trimestre de setembro. A companhia agora está investigando o motivo dos incêndios, mas até o momento não comentou sobre os progressos.

“Serão significativamente diferenciados em relação aos serviços que vemos no mercado atualmente”, disse o vice-presidente-executivo Rhee In-jong sobre os recursos do S8. Ele disse no mês passado que a companhia planeja implementar a tecnologia da Viv em outros eletrônicos e eletrodomésticos, além dos telefones.

As ações da Samsung, que acumulam alta de 30 por cento neste ano, subiram 0,8 por cento em Seul na segunda-feira.

As empresas de tecnologia globais buscam criar serviços em sintonia com os estilos de vida e com o comportamento diário de seus usuários. A Amazon está tentando reunir mais desenvolvedores para sua tecnologia de voz Alexa, enquanto a Apple recentemente anunciou novas capacidades da Siri e abriu a tecnologia a outros desenvolvedores. O Google, considerado líder em inteligência artificial, está com uma iniciativa própria.

A Samsung agora está entrando no jogo. A empresa costuma lançar novas versões de sua série de ponta Galaxy S em algum momento do primeiro trimestre de cada ano, normalmente durante o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, na Espanha. Com a morte da linha Note 7, o S8 se tornará, na prática, o smartphone de exibição da marca.

A companhia está empenhada em deixar o Note 7 para trás e ressuscitar seu negócio. A Samsung reportou um forte declínio dos lucros devido aos gastos com o recall do Note 7. O lucro líquido caiu 17 por cento no terceiro trimestre, para 4,41 trilhões de wons (US$ 3,9 bilhões), derrubando o lucro com a divisão de celulares a uma baixa histórica de 100 bilhões de wons.

A Samsung sofreu outro revés com um produto diferente na semana passada. A companhia está realizando o recall de cerca de 2,8 milhões de máquinas de lavar roupa nos EUA devido a relatos de que a parte superior do equipamento pode acabar se desprendendo durante o uso. A Samsung informou, em comunicado de 4 de novembro, que oferecerá aos consumidores um conserto gratuito para a máquina, na casa do cliente, ou um desconto que poderá ser usado quando os consumidores comprarem uma nova máquina. Nos casos de compras mais recentes, os consumidores poderão receber reembolso integral.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.