Santander seleciona Bloomberg DLIB para produtos estruturados

A biblioteca de derivativos da Bloomberg ajuda investidores institucionais a negociar e gerenciar riscos de investimentos em produtos estruturados.

A Biblioteca de Derivativos da Bloomberg (DLIB) foi selecionada pelo Santander Corporate & Investment Banking (Santander CIB) para fornecer a seus clientes institucionais uma maneira automatizada de modelar produtos estruturados sob medida e calcular preços negociáveis.

A DLIB facilita o fluxo de trabalho entre as empresas de sell e buy-side, permitindo que elas compreendam, negociem e gerenciem produtos estruturados, tudo em uma única solução. Ao integrar seu mecanismo de cotação com a DLIB por meio da API Bloomberg, o Santander CIB permite que seus clientes acessem preços negociáveis em tempo real na página de revendedores do banco no Terminal Bloomberg. Além disso, a DLIB proporciona clareza ao Santander CIB e à contraparte do buy-side sobre as características do negócio, bem como recursos de back-testing e gerenciamento do ciclo de vida do produto.

Alfredo Madrigal, head europeu de Equity Derivatives e ETDs do Santander CIB, disse: “Esse acordo com a Bloomberg é essencial em nossa estratégia de equilibrar (principalmente por meio da digitalização) nossa posição no mercado de produtos estruturados com a posição do banco na área do euro por capitalização, aproveitando a nossa gama de veículos (incluindo o emissor de Títulos Sustentáveis), boa classificação e especialização em subjacentes da Europa e da América Latina, tudo realizado sob nosso compromisso com a responsabilidade bancária.”

Karim Faraj, head global de Front Office Derivatives da Bloomberg, disse: “Estamos satisfeitos que o Santander CIB tenha escolhido usar a DLIB para estruturar negócios e fornecer preços para seus clientes em tempo real. As empresas do sell-side estão cada vez mais procurando maneiras de ampliar o alcance de seus canais de distribuição de produtos estruturados. Ao adotar a DLIB para calcular e distribuir preços, os bancos podem atender seus clientes de maneira mais rápida e eficiente, e as empresas do sell-side também se beneficiam da capacidade aprimorada de tomada de decisões e gerenciamento de riscos “.

A Bloomberg oferece uma solução integrada de ativos cruzados para produtos estruturados, incluindo dados subjacentes, preços, gerenciamento de riscos e ferramentas de relatório. Em 2019, a empresa ganhou o prêmio Risk Markets Technology por “Preços e análises: produtos estruturados e ativos cruzados” e o prêmio Chartis RiskTech100 por “Preços e análises – renda fixa” e “Preços e análises – ativos múltiplos”. De acordo com os juízes do Risk Award: “A extensa estrutura integrada de ponta a ponta para precificação de produtos estruturados e ativos cruzados, com aplicativos proprietários da Bloomberg ou complementos internos, faz desta uma ferramenta poderosa”.  Além disso, a Bloomberg ganhou em 2019 o prêmio Waters Technology de melhor Sell-Side Front-Office Platform, entre vários prêmios da Structured Retail Products nas categorias de tecnologia, precificação e risco.

A DLIB permite que as empresas criem produtos estruturados de maneira rápida e fácil – sejam únicos, ativos cruzados, cestas ou híbridos – fornecendo acesso a modelos personalizados e pré-existentes. Com eles, usuários podem modelar os preços teóricos, individualmente e em um portfólio, e analisar o risco dos negócios, incluindo instrumentos exóticos e híbridos.

A DLIB é integrada ao conjunto de Enterprise Products da Bloomberg, como o TOMS, um sistema de gerenciamento de pedidos para o sell-side, AIM, um sistema de gerenciamento de pedidos para o buy-side, e o MARS, o Sistema de Risco Multiativos da Bloomberg, para otimizar os fluxos de trabalho da pré-negociação à pós-negociação. Encontre mais informações sobre o MARS da Bloomberg aqui ou digite RISK <GO> no Terminal Bloomberg.

Sobre o Banco Santander

O Banco Santander (SAN SM, STD EUA, BNC LN) é um banco líder de varejo e comercial, fundado em 1857 e com sede na Espanha. Possui uma presença significativa em 10 mercados principais na Europa e nas Américas e é o maior banco da zona do euro em capitalização de mercado. Seu objetivo é ajudar as pessoas e empresas a prosperarem de maneira simples, pessoal e justa. O Santander está construindo um banco mais responsável e assumiu uma série de compromissos para apoiar esse objetivo, incluindo a captação de mais de € 120 bilhões em financiamento verde entre 2019 e 2025, além de capacitar financeiramente mais de 10 milhões de pessoas no mesmo período. No final de 2019, o Banco Santander tinha 1,05 trilhão de euros em fundos, 145 milhões de clientes, dos quais 21,6 milhões são leais e 37 milhões são digitais (52% dos clientes ativos), 12.000 agências e 200.000 funcionários. O Banco Santander obteve lucro subjacente de 8.252 milhões de euros em 2019, um aumento de 2% em relação ao ano anterior.

O Santander CIB é a divisão global do Santander que oferece suporte a clientes corporativos e institucionais, oferecendo serviços personalizados e produtos de atacado de valor agregado, adequados à sua complexidade e sofisticação, bem como aos padrões bancários responsáveis que contribuem para o progresso da sociedade.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global de informações financeiras e de negócios e notícias, fornece aos tomadores influentes de decisão uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecimento de dados, notícias e análises através de uma tecnologia inovadora, de forma rápida e precisa – é o cerne do Terminal Bloomberg, que inclui diversas ferramentas financeiras. As soluções corporativas da Bloomberg estão centradas na força do núcleo da empresa: alavancando a tecnologia para permitir que clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem seus dados e informações entre organizações de forma mais eficiente e eficaz.

Agende uma demo.