Organizado pela BloombergNEF, em Nova York, EUA, de 24 a 25 de abril de 2023, o Brasil participou do BNEF Summit, que reúne líderes em energia, indústria, transporte, tecnologia, finanças e governo com foco em energias renováveis e finanças sustentáveis. O vice-ministro de Relações Institucionais do Brasil, Olavo Noleto, discutiu o retorno do Brasil à agenda ambiental global e o importante papel que os biomas do país desempenham na proteção do clima global.
Com o objetivo de reforçar o novo posicionamento do Brasil diante dos desafios da agenda ambiental global, a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República participou do BloombergNEF Summit New York 2023, considerado um dos eventos mais importantes que abordam a transição energética no mundo.
Em sua fala, o vice-ministro de Relações Institucionais, Olavo Noleto, comentou sobre a volta do Brasil ao cenário mundial, com foco na agenda ambiental, destacando as iniciativas do governo Lula voltadas para a produção e distribuição de energia limpa e agricultura sustentável, com atenção especial para o papel da Floresta Amazônica.
“O governo Lula quer preparar o país para se tornar uma grande potência ambiental, a partir da criação de projetos de bioeconomia e socio biodiversidade, com foco na transição energética e ecológica em ações voltadas para as comunidades, agricultura e mineração sustentáveis”, afirmou.
Olavo Noleto citou como exemplos de medidas adotadas recentemente, logo nos primeiros dias do Governo, com o objetivo de recuperar, reorganizar e fortalecer os quadros institucionais relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas, como a reorganização do Ministério do Meio Ambiente, que incluía no seu nome a perspectiva das Alterações Climáticas. O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável, coordenado pelo SRI, foi recriado incluindo a palavra SUSTENTÁVEL em seu próprio nome, reafirmando o quanto a Agenda Ambiental é considerada um pilar para a formulação de políticas públicas no Brasil.
“A questão da sustentabilidade será tratada de forma transversal por todas as áreas do Governo, e não apenas pelo Ministério do Meio Ambiente”, explicou o Vice-Ministro relatando os vários programas e ações resgatados pelo Governo, bem como novas ações como o Plano de Transição Ecológica em desenvolvimento pelo Ministério da Fazenda. Ele acrescenta o importante papel da Petrobras, destacando a expertise da empresa como fundamental para uma efetiva transição energética.
Noleto também afirmou a responsabilidade do Brasil em proteger o meio ambiente e seu compromisso em fazer a nossa parte para tornar o mundo um lugar melhor. “Não podemos falar de país rico sem falar de políticas públicas voltadas ao nosso povo e à proteção do meio ambiente, são esferas indissociáveis, a nosso ver.”
A mensagem do Vice-Ministro ao público é que o comprometimento e a seriedade com que o Brasil vem tratando a Agenda Ambiental são vistos como atrativos para investimentos no país, de forma que os desafios do clima e das energias renováveis sejam enfrentados de forma conjunta e responsavelmente.
Assista ao vídeo aqui
##